Uma Semana pra Jesus – Caçapava, 2023

Entre os dias 9 e 15 de julho de 2023, a 3ª Região Ecle­siás­ti­ca da Igre­ja Meto­dis­ta rea­li­zou, com gran­de suces­so, mais uma edi­ção do Pro­je­to Mis­si­o­ná­rio Uma Sema­na pra Jesus (USPJ). O even­to, que está com­ple­tan­do 20 anos, ocor­reu des­ta vez em Caça­pa­va (SP), cida­de de 95 mil habi­tan­tes no Vale do Paraí­ba, e con­tou com o apoio de cer­ca de 350 mis­si­o­ná­ri­os e missionárias.

Além de um inten­so tra­ba­lho de evan­ge­li­za­ção por toda a cida­de, com a par­ti­ci­pa­ção de gru­pos de lou­vor, o pro­je­to, por meio de volun­tá­ri­os, ofe­re­ceu gra­tui­ta­men­te ser­vi­ços na área da saú­de, como aten­di­men­to médi­co e odon­to­ló­gi­co, fisi­o­te­ra­pia, nutri­ção, fono­au­di­o­lo­gia e psi­co­lo­gia. Já a área de ação soci­al pro­mo­veu assis­tên­cia soci­al, ori­en­ta­ção jurí­di­ca e aten­di­men­to vete­ri­ná­rio, além de um bazar bene­fi­cen­te, banho soli­dá­rio e ofi­ci­nas de arte. A área de esté­ti­ca, por sua vez, ofe­re­ceu cor­tes de cabe­lo, esmal­ta­ção de unhas, design de sobran­ce­lha e maquiagem.

Entre os mui­tos mis­si­o­ná­ri­os e mis­si­o­ná­ri­as de toda a 3ª RE que par­ti­ci­pa­ram des­sa sema­na aben­ço­a­da e de mui­to ser­vi­ço, esta­vam diver­sos irmãos e irmãs das nos­sas igre­jas em Ita­be­ra­ba e em San­ta­na de Parnaíba.

O USPJ é uma ini­ci­a­ti­va que nas­ceu do cora­ção de Deus a fim de impac­tar vidas, mudar rea­li­da­des e apre­sen­tar um Jesus que se impor­ta com cada um de nós, com nos­sas lutas diá­ri­as, e nos aju­da em todos os momentos.

Ser mis­si­o­ná­rio é doar-se aos demais. É tor­nar-se uma pes­soa aber­ta e sem­pre aces­sí­vel aos seus. Num pro­je­to mis­si­o­ná­rio como esse, é neces­sá­rio, em mui­tos casos, ven­cer o can­sa­ço para poder aju­dar alguém ou até mes­mo para levar uma pala­vra ami­ga a uma pes­soa afli­ta ou que está em sofrimento.

Ser mis­si­o­ná­rio é ser men­sa­gei­ro de Deus. É ter o cora­ção cheio de amor a Ele e às pes­so­as. Aque­le que não se enche da gra­ça con­ce­di­da pelo amor de Deus não tem como pre­gar o Rei­no. Ser mis­si­o­ná­rio sig­ni­fi­ca dar-se total­men­te pelo Rei­no de Deus, e foi isso que fize­mos nes­sa últi­ma Sema­na pra Jesus, em Caçapava.

Não pode­mos dei­xar de falar sobre o que vimos e ouvi­mos” (At 4:20). Somos uma voz que cla­ma com ousa­dia. Em mui­tas situ­a­ções, nos­sa men­sa­gem será dura, mas em outras pro­mo­ve­rá con­for­to e consolo.

Estar em mis­são sig­ni­fi­ca doar-se, expe­ri­men­tar de for­ma mais inten­sa a liber­da­de sacer­do­tal e enxer­gar as neces­si­da­des da Igre­ja em seu todo, per­ce­ben­do que somos mem­bros des­te gran­de Cor­po que tem Jesus Cris­to como cabe­ça, e que deve­mos cui­dar uns dos outros, prin­ci­pal­men­te dos mais empo­bre­ci­dos e mar­gi­na­li­za­dos pela sociedade.

O amor é a base para melho­rar e mudar a vida de mui­tas pes­so­as. Por amor a Jesus e ao pró­xi­mo, fize­mos o máxi­mo para que todos fos­sem alcan­ça­dos em Caça­pa­va. É fun­da­men­tal que con­ti­nu­e­mos abrin­do os bra­ços para levar esse amor a todo aque­le que dele precisa.

Sem con­se­guir amar uma pes­soa, não é pos­sí­vel, por exem­plo, desen­vol­ver empa­tia por ela. A ausên­cia des­se tipo de sen­ti­men­to não per­mi­te que nos colo­que­mos no lugar do outro e que enten­da­mos a situ­a­ção pela qual ele está passando.

Por amor ao nome de Jesus, leve­mos os Seus fei­tos a todos, como fize­mos no USPJ, a fim de que conhe­çam a ver­da­de e que ela os liberte.

Pas­tor Lucas Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.