Pastores de si mesmos e suas ovelhas egoístas

Por­que assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, eu mes­mo, pro­cu­ra­rei pelas minhas ove­lhas, e as bus­ca­rei. Como o pas­tor bus­ca o seu reba­nho, no dia em que está no meio das suas ove­lhas dis­per­sas, assim bus­ca­rei as minhas ove­lhas; e livrá-las-ei de todos os luga­res por onde andam espa­lha­das, no dia nubla­do e de escu­ri­dão” (Eze­qui­el 34:11–12).

O Pas­tor Infi­el”, por Pie­ter Bru­eghel, o Jovem (séc. XVII)

Esta­mos no tem­po do Adven­to, e o desa­fio de pen­sar­mos o anún­cio da che­ga­da do Mes­si­as ao nos­so mun­do con­tem­po­râ­neo é desa­fi­a­dor, pois, assim como nos tem­pos bíbli­cos, as lide­ran­ças reli­gi­o­sas desem­pe­nham um papel vital na vida das comu­ni­da­des de fé e do povo em geral.

O capí­tu­lo 34 do livro do pro­fe­ta Eze­qui­el reve­la vali­o­sas lições sobre o papel dos líde­res reli­gi­o­sos e a res­pon­sa­bi­li­da­de dos mem­bros ou “ove­lhas” naque­las comu­ni­da­des. O tex­to que abre esta pas­to­ral traz uma pro­fe­cia de Eze­qui­el con­tra os líde­res de Isra­el e, já nos pri­mei­ros ver­sí­cu­los, mos­tra a insa­tis­fa­ção de Deus com eles: “E veio a mim a pala­vra do Senhor, dizen­do: Filho do homem, pro­fe­ti­za con­tra os pas­to­res de Isra­el; pro­fe­ti­za, e dize aos pas­to­res: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pas­to­res de Isra­el que se apas­cen­tam a si mes­mos” (Ez 34:1–2).

Nes­se con­tex­to, é neces­sá­rio que exa­mi­ne­mos aten­ta­men­te a lide­ran­ça pas­to­ral de nos­so tem­po, assim como a nos­sa pos­tu­ra enquan­to mem­bros, para garan­tir que este­ja­mos ver­da­dei­ra­men­te cum­prin­do o pro­pó­si­to espi­ri­tu­al de cui­dar uns dos outros, e não pas­to­re­an­do a nós mes­mos ou agin­do como aque­las ove­lhas egoís­tas que, depois de comer, pisam a gra­ma ou enla­mei­am a água para que as outras não pos­sam comer nem beber depois delas. Esse tex­to de Eze­qui­el não traz aler­tas ape­nas para as lide­ran­ças pas­to­rais, mas tam­bém para a lide­ran­ça lei­ga e para todos os mem­bros do cor­po de Cristo.

Não pode­mos negar o cres­ci­men­to numé­ri­co dos evan­gé­li­cos em nos­so país, o aumen­to de comu­ni­da­des, igre­jas e lide­ran­ças reli­gi­o­sas que se des­ta­cam nas mídi­as soci­ais ou que bus­cam visi­bi­li­da­de, as quais, para este fim, cha­ma­re­mos de “pas­to­res”. Tais lide­ran­ças reli­gi­o­sas, à seme­lhan­ça dos pas­to­res men­ci­o­na­dos em Eze­qui­el 34, teri­am a res­pon­sa­bi­li­da­de de gui­ar, pro­te­ger e nutrir seu reba­nho espi­ri­tu­al e deve­ri­am agir como ver­da­dei­ros pas­to­res, pre­o­cu­pan­do-se com as neces­si­da­des espi­ri­tu­ais e emo­ci­o­nais daque­les que estão sob seus cui­da­dos, prin­ci­pal­men­te num mun­do em que as ten­ta­ções de poder e de ganho pes­so­al podem ser for­tes, imi­nen­tes e, inclu­si­ve, detur­pa­do­ras do evan­ge­lho de Jesus ao pro­mo­ver valo­res de uma soci­e­da­de capi­ta­lis­ta e rejei­tar o amor e o cui­da­do com os pobres e excluí­dos do nos­so tem­po. Fora dos cui­da­dos e do olhar dos pas­to­res que ver­da­dei­ra­men­te desem­pe­nham seu papel, ove­lhas per­ver­sas mal­tra­tam as ove­lhas mais novas, fra­gi­li­za­das, doen­tes ou machucadas.

Uma vez esta­be­le­ci­da a fun­ção das auto­ri­da­des espi­ri­tu­ais em acom­pa­nhar suas ove­lhas com amor e cui­da­do inte­gral, deven­do aten­tar-se de que seu papel é um ser­vi­ço, e não um pri­vi­lé­gio para elas mes­mas, todos aque­les que bus­cam exer­cer influên­cia espi­ri­tu­al sobre os demais deve­ri­am estar dis­pos­tos a sacri­fi­car seus pró­pri­os inte­res­ses em prol do bem-estar espi­ri­tu­al da con­gre­ga­ção, e não uti­li­zá-la para qual­quer ganho uni­ca­men­te pessoal.

E não tra­to aqui sobre remu­ne­ra­ção ou sub­sí­di­os pas­to­rais; pelo con­trá­rio, é de res­pon­sa­bi­li­da­de da igre­ja o sub­sí­dio de todos os seus mis­si­o­ná­ri­os, e não uma mera res­pon­sa­bi­li­da­de finan­cei­ra, mas um cui­da­do real e inte­gral tam­bém para com aque­les que se dedi­cam ao ser­vi­ço de Deus. A ques­tão é o ganho pelo pró­prio ganho, seja por meio de reco­nhe­ci­men­to pes­so­al ou finan­cei­ro, seja por qual­quer outra for­ma que pro­du­za con­for­mis­mo ou tra­ga impli­ca­ções de como­dis­mo ou de omis­são em rela­ção ao cui­da­do do pró­prio rebanho.

Pode­mos per­ce­ber a ausên­cia de cui­da­do quan­do as ove­lhas não são capa­zes sequer de se ali­men­tar sozi­nhas, ou de tra­ba­lhar em comu­ni­da­de no desa­fio de seus dons e minis­té­ri­os, ou até mes­mo quan­do as pró­pri­as ati­vi­da­des da comu­ni­da­de são ape­nas pro­to­co­la­res, o fazer por fazer. O tex­to traz aler­tas impor­tan­tes a todo aque­le que bus­ca exer­cer auto­ri­da­de espi­ri­tu­al sobre alguém, pois, se dese­ja ser pas­tor, deve agir como tal, e, como ove­lhas mais expe­ri­en­tes, deve­mos nos aten­tar às fra­gi­li­da­des das outras.

A mes­ma pro­fe­cia denun­cia o com­por­ta­men­to das ove­lhas, enfa­ti­zan­do a ausên­cia de cui­da­do para com as ove­lhas mais frá­geis. Ou seja, os alvos des­sa pro­fe­cia não são ape­nas os pas­to­res, mas toda a comu­ni­da­de de ove­lhas egoís­tas e intran­si­gen­tes. Nós, hoje, como mem­bros des­sa onda evan­gé­li­ca bra­si­lei­ra com­pro­mis­sa­da somen­te com movi­men­tos de ora­ções, cân­ti­cos e pre­ga­ções que ape­nas satis­fa­zem seus egos, ao invés de exer­cer­mos um papel sig­ni­fi­ca­ti­vo na vida das outras pes­so­as, bus­ca­mos ape­nas aqui­lo que pos­sa nos inte­res­sar e, se aque­la comu­ni­da­de local não aten­de mais nos­sos ansei­os indi­vi­du­ais, des­car­ta­mos a pos­si­bi­li­da­de de fre­quen­tá-la ou de par­ti­ci­par dela.

Temos mui­tas opções no car­dá­pio de igre­jas e comu­ni­da­des para uma ampla gama de fre­gue­ses, pois, hoje em dia, mui­tas igre­jas e pas­to­res ser­vem mais para pro­por­ci­o­nar negó­ci­os e rela­ci­o­na­men­tos aos fre­quen­ta­do­res do que um dis­ci­pu­la­do genuí­no, que tra­ga fru­tos e demons­tre a impor­tân­cia e a rele­vân­cia des­sa comu­ni­da­de para todos à sua vol­ta, e não ape­nas para os seus pou­cos par­ti­ci­pan­tes. Se for assim, aque­les que não podem agre­gar ou pagar para cus­te­ar deter­mi­na­das pro­gra­ma­ções sem­pre esta­rão excluí­dos, pois já não nos pre­o­cu­pa­mos se os mais vul­ne­rá­veis e caren­tes pode­rão arcar finan­cei­ra­men­te com nos­sas pro­gra­ma­ções extra­cul­tos, como encon­tros, acam­pa­men­tos etc. Tais pes­so­as e seus dons se tor­nam des­car­tá­veis em nos­so tem­po, e seu rela­ci­o­na­men­to com a comu­ni­da­de e sua par­ti­ci­pa­ção nas ati­vi­da­des pas­sam a ser irre­le­van­tes para as outras ove­lhas. É mui­to fácil cair na arma­di­lha e agir como “ove­lha opres­so­ra”. Outro exem­plo acon­te­ce quan­do os mem­bros mais “for­tes”, “influ­en­tes” ou “ricos” usam sua posi­ção para ganhar van­ta­gens em detri­men­to dos mais fra­cos, mani­pu­lam pro­ces­sos, assu­mem car­gos estra­té­gi­cos e agem com poli­ti­ca­gens den­tro das estru­tu­ras ecle­siás­ti­cas, mudan­do por den­tro a visão do rebanho.

Por isso, cada mem­bro deve refle­tir sobre seu pró­prio com­por­ta­men­to, se está con­tri­buin­do devi­da­men­te para o bem-estar da comu­ni­da­de ou se pre­ci­sa rea­li­zar ajus­tes na sua con­du­ta para garan­tir que todos sejam cui­da­dos, ampa­ra­dos e ouvi­dos. Os líde­res devem tam­bém per­mi­tir o desen­vol­vi­men­to dos outros, a fim de que todos e todas cres­ça­mos como dis­cí­pu­los e dis­cí­pu­las. Devem ain­da exer­cer uma lide­ran­ça humil­de e sim­ples, con­tri­buin­do com o rei­no e com o sus­ten­to e cui­da­do de todo o rebanho.

Real­men­te, este tex­to não é fácil de ler; con­fron­ta nos­sas estru­tu­ras e a nós mes­mos. A lição mais pro­fun­da que pode­mos tirar dele é a pro­mes­sa do cui­da­do divi­no. Quan­do pas­to­res falham e ove­lhas opri­mem, Deus ain­da está pre­sen­te para gui­ar e pro­te­ger Seu reba­nho. Por isso, o nos­so desa­fio enquan­to comu­ni­da­de de fé é que bus­que­mos inces­san­te­men­te uma cone­xão espi­ri­tu­al mais pro­fun­da com Deus. Quan­do con­fi­a­mos em Deus como nos­so ver­da­dei­ro pas­tor, somos capa­ci­ta­dos a seguir o Seu exem­plo de cui­da­do e com­pai­xão esta­be­le­ci­do por meio de Jesus, o bom pas­tor, que deu a Sua vida por todas as Suas ovelhas.

Não pode­mos esque­cer que a lide­ran­ça pas­to­ral e o com­por­ta­men­to dos mem­bros estão dire­ta­men­te liga­dos, pois líde­res, bons ou maus, tra­zem ins­pi­ra­ções aos seus lide­ra­dos. Se ins­pi­ram amor, o amor é viven­ci­a­do na comu­ni­da­de, mas, se não cui­dam das ove­lhas, por que as ove­lhas cui­da­ri­am umas das outras? Esta refle­xão não alcan­ça ape­nas aque­les que foram cha­ma­dos para o pas­to­reio de pes­so­as, mas a todos aque­les e aque­las que per­ten­cem ao reba­nho de Jesus e são reco­nhe­ci­dos como Seus discípulos.

Os pas­to­res devem zelar pelo cui­da­do com as vidas e a lide­ran­ça deve dar exem­plo de humil­da­de e dedi­ca­ção ao ser­vi­ço, enquan­to os mem­bros devem demons­trar soli­da­ri­e­da­de e empa­tia uns pelos outros. Somen­te assim pode­re­mos viver de acor­do com o man­da­men­to de amor ao pró­xi­mo e alcan­çar o cui­da­do espi­ri­tu­al genuí­no que a pro­fe­cia de Eze­qui­el 34 pode nos ensi­nar, pois a men­sa­gem con­ti­nua a res­so­ar nos dias de hoje, cha­man­do-nos a refle­tir sobre nos­sa lide­ran­ça reli­gi­o­sa e nos­so papel como mem­bros de nos­sa comu­ni­da­des de fé.

Que pos­sa­mos exer­cer o amor para com todas as pes­so­as, inde­pen­den­te­men­te de sua posi­ção, for­ma­ção ou ganho, tra­ba­lhan­do jun­tos para cri­ar ambi­en­tes nos quais o cui­da­do, a jus­ti­ça e a com­pai­xão flo­res­çam, a fim de que a men­sa­gem do amor sal­ví­fi­co e o pas­to­reio de Jesus pos­sam tor­nar-se uma rea­li­da­de tan­gí­vel e inte­gral em nos­sas vidas e em nos­sas comu­ni­da­des de fé. Que nes­te tem­po do Adven­to pos­sa­mos pen­sar no cui­da­do de Deus e no nos­so cui­da­do para com o outro.

Que Deus nos aben­çoe e nos for­ta­le­ça para Sua missão!

Semi­na­ris­ta Pau­lo Rober­to L. Almei­da Junior

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