O tempo do Advento

O povo que anda­va em tre­vas viu gran­de luz, e aos que vivi­am na região da som­bra da mor­te res­plan­de­ceu-lhes a luz” (Isaías 9:2).

Adven­to (“Jor­na­da para Belém”, de Joseph Brickey)

Mais uma vez che­gou a épo­ca de que eu par­ti­cu­lar­men­te mais gos­to no ano: esta­mos nos apro­xi­man­do do Natal. Come­ça­mos a viver o tem­po do Adven­to, pala­vra que tem sua ori­gem no latim e que quer dizer “vinda”ou “che­ga­da”.

Para nós, que somos cris­tãos, este momen­to é mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vo, pois con­sis­te no que cre­mos, na espe­ran­ça da nos­sa vida. Por isso, o Natal para nós não é e não deve ser ape­nas um tem­po de fes­ta, pre­sen­tes, comi­das e reu­niões fami­li­a­res. Pre­ci­sa­mos viver este tem­po como uma ver­da­dei­ra expe­ri­ên­cia cris­tã, refle­tin­do sobre a vin­da de Jesus e Seu retor­no a fim de nos bus­car para viver­mos com Ele na eternidade.

É por esse moti­vo que come­mo­ra­mos o Natal, para cele­brar a expres­são exa­ta de Deus que veio e nos deu vida, espe­ran­ça, paz, ale­gria e amor: Jesus, o uni­gê­ni­to que se tor­nou pri­mo­gê­ni­to de mui­tos irmãos. Isso é o Adven­to, a che­ga­da de Jesus que encar­nou entre nós, subiu aos céus e vol­ta­rá para nos bus­car! Essa deve ser nos­sa espe­ran­ça de vida. Deve­mos viver nos­sa vida na ter­ra olhan­do fir­me­men­te para essa promessa.

Por fim, que­ro incen­ti­var você a refle­tir sobre as seguin­tes ques­tões: qual tem sido a sua expec­ta­ti­va para a vin­da de Jesus? Como você tem vivi­do sua vida e o que tem pre­pa­ra­do e cons­truí­do até a vin­da de Jesus Cristo?

Não per­ca­mos a fé nem a espe­ran­ça nes­sa ver­da­de, meus irmãos e irmãs. Há mui­tas situ­a­ções adver­sas acon­te­cen­do ao nos­so redor e ten­tan­do tirar nos­so olhar des­sa espe­ra e des­sa ver­da­de. Que o Adven­to e todo o seu sig­ni­fi­ca­do sejam um mar­co e um pon­to ini­ci­al para a nos­sa cami­nha­da cris­tã, até a vin­da de Cristo!

Com mui­to amor e fé nes­sa promessa,

Pas­to­ra Tays Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.