Projetos Sociais

A Igre­ja Meto­dis­ta em Ita­be­ra­ba tem sido desa­fi­a­da nos últi­mos anos a exer­cer sua voca­ção pro­fé­ti­ca de manei­ra mais ampla e con­sis­ten­te, nes­sa dire­ção seu Minis­té­rio Local de Ação Soci­al, os demais minis­té­ri­os e a equi­pe pas­to­ral vem desen­vol­ven­do dois pro­je­tos visan­do viven­ci­ar o prin­cí­pio cris­tão e wes­leya­no de sal­va­ção integral.

Alimentando Vidas

O pri­mei­ro pro­je­to, nome­a­do de Ali­men­tan­do Vidas, nas­ceu em mar­ço de 2014 com um gru­po de jovens da igre­ja e alguns inte­gran­tes do Minis­té­rio de Ação Soci­al que ini­ci­a­ram uma ação pon­tu­al de levar sopa para pes­so­as em situ­a­ção de rua que vivem nas pro­xi­mi­da­des da comu­ni­da­de. Essa ação come­çou de manei­ra infor­mal, mas pos­te­ri­or­men­te tor­nou-se uma ati­vi­da­de ofi­ci­al da Igreja.

Hoje todas as segun­das-fei­ras, a par­tir das 19h30, um gru­po entre 10 a 15 pes­so­as se reú­nem na IMI para se pre­pa­ra­rem, e por vol­ta de 20h00 o gru­po faz a dis­tri­bui­ção do ali­men­to na Pra­ça Cel­so Gil­ber­to de Oli­vei­ra e no pis­ci­não da Ave­ni­da José da Nati­vi­da­de Sal­da­nha, ambos loca­li­za­dos na Vila Bra­si­lân­dia, que fica apro­xi­ma­da­men­te há 1,5 km da igreja.

Essa ação vem ganhan­do pro­por­ção ao lon­go do tem­po, nes­se perío­do pes­so­as das Igre­jas Meto­dis­tas em Mor­ro Gran­de, Vila Pen­te­a­do e Cara­pi­cuí­ba se inte­gra­ram e pas­sa­ram ao par­ti­ci­par e con­tri­buir de diver­sas for­mas com o pro­je­to. Atu­al­men­te o ali­men­to é pre­pa­ra­do pelos Gru­pos de Dis­ci­pu­la­do da IMI que seguem uma esca­la para que todos pos­sam contribuir.

O ali­men­to de segun­da-fei­ra é uma ação estra­té­gi­ca que tem por obje­ti­vo uma abor­da­gem mais pró­xi­ma das pes­so­as em situ­a­ção de rua, tra­ba­lhan­do a cons­ci­en­ti­za­ção e incen­ti­vo a uma mudan­ça de vida. Sem­pre é esten­di­do as pes­so­as socor­ri­das um con­vi­te para o gru­po de apoio Novi­da­de de Vida.

Núme­ros do Ali­men­tan­do Vidas:

  • Pes­so­as aten­di­das no perío­do, apro­xi­ma­da­men­te: 400 pessoas.
  • Pes­so­as envol­vi­das no pro­je­to DIRETAMENTE: 25 pessoas.
  • Pes­so­as envol­vi­das no pro­je­to INDIRETAMENTE: 200 pessoas
  • Abor­da­gens em média na segun­da-fei­ra: 40 pessoas.

Novidade de Vida —  Grupo de Apoio

O segun­do pro­je­to que está sen­do desen­vol­vi­do é o Novi­da­de de Vida, que acon­te­ce a 5 anos, todas as quin­tas-fei­ras as 20hs nas depen­dên­ci­as da igre­ja. O gru­po de apoio é com­pos­to por inte­gran­tes do Minis­té­rio Local de Ação Soci­al, pela equi­pe pas­to­ral e por outros(as) irmãos e irmãs da comu­ni­da­de. Essa ação con­sis­te em um gru­po de apoio que pres­ta assis­tên­cia a adic­tos e seus fami­li­a­res. Tal apoio visa con­tri­buir para a sere­ni­da­de no pro­ces­so de recu­pe­ra­ção, cola­bo­rar com a pes­soa na cons­ci­en­ti­za­ção de seu pro­ble­ma e aju­dá-la a tra­ba­lhar seus sen­ti­men­tos, cará­ter, vín­cu­los afe­ti­vos e socialização.

A ação do gru­po de apoio é fun­da­men­tal no pro­ces­so de socor­ro à pes­soa em situ­a­ção de rua uma vez que 100% das pes­so­as que são abor­das por nós pos­su­em algum tipo de dic­ção. Aco­lhe­mos qual­quer pes­soa que qui­ser bus­car a recu­pe­ra­ção de seu com­por­ta­men­to com­pul­si­vo, atra­vés do méto­do de mutua aju­da, acon­se­lha­men­tos e cons­ci­en­ti­za­ção. Não é fei­ta nenhu­ma dis­tin­ção de cren­ça, raça, ou de qual­quer outro tipo. A úni­ca prer­ro­ga­ti­va neces­sá­ria é o dese­jo pes­so­al de bus­car a recuperação.

Os líde­res do gru­po de apoio são pes­so­as devi­da­men­te capa­ci­ta­das para con­du­zir as par­ti­lhas e rea­li­zar as devi­das devo­lu­ti­vas visan­do alcan­çar os obje­ti­vos pro­pos­to pelo grupo.
Núme­ros do Novi­da­de de Vidas:

  • Pes­so­as aten­di­das no perío­do, apro­xi­ma­da­men­te: 60 pessoas.
  • Pes­so­as envol­vi­das no pro­je­to DIRETAMENTE: 15 pessoas.
  • Par­ti­ci­pan­tes das reu­niões do gru­po as quin­tas-fei­ras: 10 pessoas.