Entre os dias 9 e 15 de julho de 2023, a 3ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista realizou, com grande sucesso, mais uma edição do Projeto Missionário Uma Semana pra Jesus (USPJ). O evento, que está completando 20 anos, ocorreu desta vez em Caçapava (SP), cidade de 95 mil habitantes no Vale do Paraíba, e contou com o apoio de cerca de 350 missionários e missionárias.
Além de um intenso trabalho de evangelização por toda a cidade, com a participação de grupos de louvor, o projeto, por meio de voluntários, ofereceu gratuitamente serviços na área da saúde, como atendimento médico e odontológico, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psicologia. Já a área de ação social promoveu assistência social, orientação jurídica e atendimento veterinário, além de um bazar beneficente, banho solidário e oficinas de arte. A área de estética, por sua vez, ofereceu cortes de cabelo, esmaltação de unhas, design de sobrancelha e maquiagem.
Entre os muitos missionários e missionárias de toda a 3ª RE que participaram dessa semana abençoada e de muito serviço, estavam diversos irmãos e irmãs das nossas igrejas em Itaberaba e em Santana de Parnaíba.
O USPJ é uma iniciativa que nasceu do coração de Deus a fim de impactar vidas, mudar realidades e apresentar um Jesus que se importa com cada um de nós, com nossas lutas diárias, e nos ajuda em todos os momentos.
Ser missionário é doar-se aos demais. É tornar-se uma pessoa aberta e sempre acessível aos seus. Num projeto missionário como esse, é necessário, em muitos casos, vencer o cansaço para poder ajudar alguém ou até mesmo para levar uma palavra amiga a uma pessoa aflita ou que está em sofrimento.
Ser missionário é ser mensageiro de Deus. É ter o coração cheio de amor a Ele e às pessoas. Aquele que não se enche da graça concedida pelo amor de Deus não tem como pregar o Reino. Ser missionário significa dar-se totalmente pelo Reino de Deus, e foi isso que fizemos nessa última Semana pra Jesus, em Caçapava.
“Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4:20). Somos uma voz que clama com ousadia. Em muitas situações, nossa mensagem será dura, mas em outras promoverá conforto e consolo.
Estar em missão significa doar-se, experimentar de forma mais intensa a liberdade sacerdotal e enxergar as necessidades da Igreja em seu todo, percebendo que somos membros deste grande Corpo que tem Jesus Cristo como cabeça, e que devemos cuidar uns dos outros, principalmente dos mais empobrecidos e marginalizados pela sociedade.
O amor é a base para melhorar e mudar a vida de muitas pessoas. Por amor a Jesus e ao próximo, fizemos o máximo para que todos fossem alcançados em Caçapava. É fundamental que continuemos abrindo os braços para levar esse amor a todo aquele que dele precisa.
Sem conseguir amar uma pessoa, não é possível, por exemplo, desenvolver empatia por ela. A ausência desse tipo de sentimento não permite que nos coloquemos no lugar do outro e que entendamos a situação pela qual ele está passando.
Por amor ao nome de Jesus, levemos os Seus feitos a todos, como fizemos no USPJ, a fim de que conheçam a verdade e que ela os liberte.
Pastor Lucas Gomes