Estamos no tempo da Quaresma, que é um período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Tempo importante para refletir sobre a entrega de Jesus por nós. O nome “Quaresma” vem da expressão latina quadragesima dies (quadragésimo dia) e se refere aos 40 dias que antecedem a Páscoa. É um tempo de arrependimento e disciplina, que prepara o coração para a alegria da festa da Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus. “Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos! Fiel é esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos; se com Ele sofremos, com Ele reinaremos!” (2 Tm 2:11–12a).
A Quaresma nos lembra que o sofrimento pessoal pelo Evangelho, por Jesus Cristo, é uma graça. Segundo o apóstolo Paulo aos Filipenses, “a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por Ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento” (Fp 1:29–30).
Entenda-se, portanto, que a provação em si também faz parte de nosso crescimento e de nosso amadurecimento: “Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos Seus mandamentos ou não. Assim, Ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar a vocês que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor. As roupas de vocês não se gastaram e os seus pés não incharam durante esses quarenta anos. Saibam, pois, em seu coração, que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina” (Dt 8:2–5).
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tg 1:2–4).
Aproveitemos esse tempo para aprendermos a viver centrados na cruz e em sua mensagem, pois não há outro Evangelho para a igreja e para o mundo.
Pastor Lucas Gomes