Chaves para vencer um ataque espiritual

Ten­do Jesus con­vo­ca­do os doze, deu-lhes o poder e auto­ri­da­de sobre todos os demô­ni­os, e para efe­tu­a­rem curas” (Lucas 9:1).

Bata­lha espiritual

No Boin de 3 de julho, apon­tei por meio da vida do pro­fe­ta Eli­as sete carac­te­rís­ti­cas que cau­sam um esfri­a­men­to espi­ri­tu­al e como esta­mos sujei­tos a esse tipo de ata­que espi­ri­tu­al. Uma vez que você reco­nhe­ce essa inves­ti­da de Sata­nás, levan­te-se em fé e na auto­ri­da­de que Deus lhe deu. Repre­en­da todo ata­que e que­bre todo poder do malig­no sobre a sua vida. Lem­bre­mos de que Deus nos deu essa auto­ri­da­de por ser­mos Seus discípulos.

Nes­ta pas­to­ral, vere­mos qua­tro cha­ves para a vitória:

1 — Coma o pão do Céu e beba a água do Espí­ri­to (1Rs 19:8). Eli­as comeu de um pão e bebeu de uma água que o capa­ci­ta­ram e o sus­ten­ta­ram duran­te todo o seu perío­do na caver­na, do mes­mo modo que o povo de Isra­el rece­beu o maná que lhe per­mi­tiu sobre­vi­ver 40 anos no deser­to. Não era uma comi­da comum; aque­le ali­men­to apon­ta­va para Cris­to, o pão da vida, e para o Espí­ri­to San­to, o rio que flui de nos­so interior.

2 — Que­bre o ata­que com fé (Hb 11:6). Mui­tas vezes, per­de­mos algo extra­or­di­ná­rio por espe­rar coi­sas sobre-huma­nas. Deus não esta­va no ven­to, nem no ter­re­mo­to, nem no fogo, mas na leve bri­sa que cici­a­va sua­ve­men­te (1 Rs 19:12). A nos­sa fé não pre­ci­sa pro­du­zir o sobre­na­tu­ral; nos­sa fé pre­ci­sa é estar aten­ta ao menor sus­sur­ro de Deus.

3 — Que­bre o ata­que com ora­ção (1Rs 19:11). Deus dis­se que que­ria estar algum tem­po a sós com Eli­as. Ele mos­trou o Seu poder em um show piro­téc­ni­co dian­te de Eli­as, que, após ver todo o poder de Deus, vol­tou a se escon­der na caver­na (1Rs 19:13). Há momen­tos em que as coi­sas de Deus se tor­nam tão comuns que não nos impres­si­o­nam mais. Por isso pre­ci­sa­mos orar (1 Ts 5:17), orar quan­do tiver­mos von­ta­de, orar quan­do não tiver­mos von­ta­de ou orar até dar von­ta­de (Ef 6:17–19), em vez de pen­sar na mor­te, na per­se­gui­ção ou em desistência.

4 — Que­bre o ata­que resis­tin­do (Tg 4:7). O pla­no do dia­bo é se ocul­tar. Ele ten­ta voar fora do radar, mas o Senhor faz bri­lhar a Sua pode­ro­sa luz para reve­lar todos os ata­ques dele. Nos­sos olhos espi­ri­tu­ais estão sen­do aber­tos e nos­sa liber­ta­ção já está acon­te­cen­do; por isso pre­ci­sa­mos resis­tir e não desis­tir. A fé tam­bém nos aju­da a resis­tir, e não ape­nas a rece­ber bênçãos.

Quan­do Eli­as achou que não teria mais nada a fazer, pre­fe­riu a mor­te. No entan­to, Deus lhe dis­se que ain­da res­ta­va algo para ele fazer e orde­nou que ele vol­tas­se ao cami­nho por onde veio e ungis­se a Haza­el como rei da Síria, a Jeú como rei de Isra­el e a Eli­seu como pro­fe­ta (1 Rs 19:15–16). Como ven­cer quan­do não temos mais espe­ran­ça ou quan­do já não nos res­tam for­ças? Vol­te a ser quem você é em Deus! Tire o foco de sua misé­ria, tire o foco de si mes­mo e con­cen­tre-se em aju­dar aos outros com o que você é e com o que você já rece­beu de Deus, e não com o que você tem.

Se hoje você está esgo­ta­do e depri­mi­do, não caia na intros­pec­ção. Encon­tre alguém a quem ser­vir com seus dons e talen­tos, encon­tre nova­men­te moti­vos, razões em Deus, lem­bran­do que Ele não quer que você seja for­te, mas sim que Ele seja a sua for­ça. Assim como Deus foi a for­ça na vida de Eli­as e de tan­tos outros na Bíblia, tam­bém o será com você.

Uma sema­na de vitórias!

Pr. Isra­el Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.