Retomando a reflexão da pastoral do Boin de domingo passado, quero tratar da visão de Deus para a Igreja Metodista em Itaberaba. Antes de responder essa questão, é necessário pensar, de maneira mais abrangente, qual é o propósito para a existência da Igreja.
Ter clareza de seu propósito garante a existência das coisas. Por exemplo, um avião existe para voar; se, por algum motivo, ele perde sua funcionalidade, sua existência também perde o sentido; um avião que não pode voar não serve para nada.
Por isso, é necessário ter clareza sobre o propósito da Igreja para que sua existência seja garantida. Várias passagens da Bíblia podem nos auxiliar a determinar qual é o propósito da Igreja estabelecido por Deus, mas é no Novo Testamento que encontramos o propósito do Senhor que podemos considerar definitivo para Sua Igreja: sinalizar o Reino de Deus. A Igreja Metodista, em especial, reafirma seu compromisso em sinalizar e concretizar “o Reino de Deus na Terra”, conforme afirmam vários de seus documentos. O propósito de Deus para a igreja já está posto: temos de, em unidade, empregar todos os esforços para que o Reino de Deus se torne uma realidade.
Contudo, a Igreja é incapaz de realizar seu propósito sem a capacitação do Espírito Santo. Nelson Campos Leite, Bispo Emérito da Igreja Metodista, destaca em seu livro Descubra Agora Como Alcançar o Genuíno Avivamento: “O povo de Deus é conclamado a ser um instrumento de Sua graça no meio desta situação e neste momento. Um povo, uma comunidade, um corpo de Cristo, muito mais do que mera instituição religiosa. Uma comunidade plena do Espírito Santo, possibilitando uma vivência evangélica transparente, comprometida com o ser humano e a realidade, atuando de forma pastoral e pedagógica, plena de amor e compaixão como viveu o seu Senhor Jesus Cristo”.
O que nos possibilita como Igreja dar testemunho da pessoa de Cristo por meio de palavras e atitudes é a plenitude do Espírito Santo. Ou seja, um Reino de paz, justiça e alegria proposto, instaurado e vivido por Jesus só pode ser sinalizado pela Igreja se formos cheios do Espírito Santo.
Portanto, o compromisso da Igreja Metodista em Itaberaba é cumprir o propósito para o qual ela foi criada: sinalizar o Reino de Deus na Freguesia do Ó, em São Paulo e no mundo. Mas entendemos que, sem a unção, o poder, a autoridade, a sensibilidade e a força do Espírito Santo, não seremos capazes de fazer nada que glorifique a Deus.
Essa será nossa ênfase, essa é a visão de Deus para nós: buscar intencional e intensamente a presença do Espírito Santo para podemos cumprir nosso propósito. Estamos em busca de um avivamento que traga renovação, inspiração e capacitação para nossa vida comunitária.
Avivamento não é uma atividade, não é um programa, não diz respeito a uma metodologia, mas é, antes de tudo, uma tomada de consciência de que, sem a plena presença e ação do Espírito Santo, a Igreja de Cristo perde seu propósito e, por isso, perde sua razão de existir.
Que venha o avivamento do Senhor sobre nossas casas, sobre nossa igreja local e sobre o Brasil.
Do amigo e pastor
Tiago Valentin