Sou cristão porque sou pentecostal

Dia de Pen­te­cos­tes”, por Mark Hewitt

No iní­cio do livro de Atos dos Após­to­los, encon­tra­mos o rela­to de que os dis­cí­pu­los esta­vam reu­ni­dos em Jeru­sa­lém, aguar­dan­do o cum­pri­men­to da pro­mes­sa, enquan­to ocor­ria a fes­ta de Pen­te­cos­tes. Eles ora­vam num cená­cu­lo quan­do o Espí­ri­to San­to se mani­fes­tou. Lín­guas de fogo pou­sa­ram sobre suas cabe­ças e eles come­ça­ram a falar em outras lín­guas (At 2).

Depois des­se epi­só­dio, a Igre­ja tomou for­ma e pas­sou a exer­cer seu papel pro­fé­ti­co no mun­do de manei­ra efe­ti­va. Ao lon­go do tem­po, a Igre­ja foi ganhan­do con­tor­nos e for­ma­tos espe­cí­fi­cos, depen­den­do da deno­mi­na­ção. Aque­las que dizi­am dar ênfa­se e liber­da­de à ação do Espí­ri­to San­to se autor­ro­tu­la­ram pen­te­cos­tais, fazen­do refe­rên­cia ao epi­só­dio do Pen­te­cos­tes bíbli­co. O pro­ble­ma dos rótu­los é que eles são limi­ta­dos e infiéis. Um rótu­lo não é capaz de expres­sar ple­na­men­te o con­teú­do de algo e mui­tas vezes indi­ca ser uma coi­sa quan­do é outra. Por isso, ao dizer­mos que uma igre­ja é tra­di­ci­o­nal, pro­gres­sis­ta ou pen­te­cos­tal, nun­ca somos capa­zes de indi­car de fato como ela é, se é que é mes­mo uma igreja!

Mas seri­am algu­mas igre­jas pen­te­cos­tais e outras não? Na ver­da­de, o pro­ble­ma resi­de no con­cei­to “pen­te­cos­tal”. Ser pen­te­cos­tal não sig­ni­fi­ca estri­ta­men­te dar liber­da­de para a ação do Espí­ri­to San­to, pois, sem a pre­sen­ça d’Ele, sim­ples­men­te não sería­mos capa­zes nem mes­mo de ser cris­tãos. Isso tam­bém se apli­ca à igre­ja, que, sem a pre­sen­ça do Espí­ri­to San­to, não seria uma igre­ja, ten­do em vis­ta que não é pos­sí­vel ser igre­ja sem Aque­le que a capa­ci­ta e a sus­ten­ta. Por isso, pode­mos dizer que, se ser pen­te­cos­tal é dar liber­da­de para o Espí­ri­to San­to, não exis­te igre­ja que não seja pen­te­cos­tal. O con­fli­to, por­tan­to, está no que as pes­so­as enten­dem por pen­te­cos­tal ou por evi­dên­cia da ação do Espí­ri­to San­to. O pro­ble­ma aqui são os estereótipos.

O que vemos no tex­to de Atos 2 é que a gran­de evi­dên­cia da ação do Espí­ri­to San­to na vida da igre­ja é a comu­nhão, a capa­ci­da­de de falar uma mes­ma lín­gua, o meio pelo qual pode­mos ser de fato uma comu­ni­da­de, uma igre­ja. Por se tra­tar de uma fes­ta que envol­via povos de diver­sas regiões, que fala­vam idi­o­mas dis­tin­tos, o Pen­te­cos­tes reu­niu em Jeru­sa­lém mui­ta gen­te dife­ren­te. Con­tu­do, ao agir sobre­na­tu­ral­men­te na vida dos dis­cí­pu­los e de outras pes­so­as ali, o Espí­ri­to San­to pos­si­bi­li­tou que aque­les indi­ví­du­os pudes­sem dia­lo­gar e se enten­der, ain­da que falas­sem lín­guas diversas.

Mas o que ocor­re em mui­tas comu­ni­da­des é que elas dei­xam de enfa­ti­zar e bus­car a pre­sen­ça do Espí­ri­to San­to, o que des­ca­rac­te­ri­za a essên­cia de uma igre­ja. Dese­jar o avi­va­men­to de Deus sobre nós é o mes­mo que dese­jar­mos ser igre­ja. Após a des­ci­da do Espí­ri­to San­to em Jeru­sa­lém, sur­giu o que cha­ma­mos de comu­ni­da­de cris­tã pri­mi­ti­va. A gran­de mar­ca des­sa pri­mei­ra comu­ni­da­de era a comu­nhão, um ambi­en­te fra­ter­no, soli­dá­rio, rela­ci­o­nal, geran­do uma con­sequên­cia ine­vi­tá­vel: Deus pas­sou a envi­ar pes­so­as para aque­la comu­ni­da­de. “Acres­cen­ta­va-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sen­do sal­vos” (At 2:47b).

Não deve­mos ficar pre­o­cu­pa­dos com fal­sos este­reó­ti­pos de que ser pen­te­cos­tal é ser ali­e­na­do, his­té­ri­co, ima­tu­ro. Os pri­mei­ros meto­dis­tas tam­bém sofre­ram com pre­con­cei­tos. Por cau­sa de sua vida pie­do­sa e devo­ta, eram cha­ma­dos de san­tos, metó­di­cos, caro­las. O fato é que eles esta­vam viven­do um gran­de e impac­tan­te avivamento.

Que nos­sa ora­ção seja: “Vem sobre nós, Espí­ri­to San­to, para que pos­sa­mos ser ver­da­dei­ra­men­te uma igreja”.

Do ami­go e pastor,

Pr Tiago Valentim

Tia­go Valentin

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