A importância de uma visão

Esta­mos no come­ci­nho do ano, uma fase de defi­ni­ções e deci­sões do que que­re­mos para este novo perío­do. Cer­ta­men­te alguns prin­cí­pi­os deve­rão nos gui­ar nas esco­lhas que fare­mos, mas a prin­ci­pal ques­tão a ser res­pon­di­da é: qual é o pro­pó­si­to de Deus para a minha vida em 2019? Ou seja, qual é o pla­no de Deus para mim nes­te ano? Ter cla­ro qual é o pro­pó­si­to de Deus para nos­sa vida é deter­mi­nan­te para nos­sa cami­nha­da, se é que que­re­mos ser obe­di­en­tes à Sua von­ta­de. Se nos­sas vidas estão nas mãos do Senhor, é a von­ta­de d’Ele que deve deter­mi­nar nos­sas pri­o­ri­da­des, dire­tri­zes e esco­lhas. O livro de Ecle­si­as­tes diz: “Tudo tem o seu tem­po deter­mi­na­do, e há tem­po para todo pro­pó­si­to debai­xo do céu” (Ec 3.1). Sim, Deus tem um pro­pó­si­to para cada um de nós em 2019.

As nor­mas da Igre­ja Meto­dis­ta defi­nem como uma das atri­bui­ções do(a) pastor(a) “a tare­fa de edi­fi­car, equi­par e aper­fei­ço­ar os mem­bros da igre­ja local, visan­do à sua capa­ci­ta­ção sob ação do Espí­ri­to San­to, para o cum­pri­men­to da Mis­são”; por­tan­to, cabe ao(à) pastor(a) dire­ci­o­nar a cami­nha­da da igre­ja para que ela cum­pra a Mis­são de Deus. É, por­tan­to, uma tare­fa de gran­de res­pon­sa­bi­li­da­de e com­ple­xi­da­de que só pode ser alcan­ça­da medi­an­te a gra­ça e ins­pi­ra­ção do Espí­ri­to Santo.

Con­fes­so que, ape­sar da seri­e­da­de da nos­sa fun­ção pas­to­ral, eu me sin­to mui­to à von­ta­de para exer­cê-la. Pri­mei­ra­men­te, por saber que, a des­pei­to de todos os meus acer­tos e erros, a igre­ja é do Senhor, pois Ele é o nos­so legí­ti­mo Pas­tor; em segun­do lugar, creio que de fato o Espí­ri­to San­to fala ao nos­so cora­ção e reve­la a von­ta­de do Pai para a igreja.

Segun­do o teó­lo­go Leo­nar­do Boff, “espi­ri­tu­a­li­da­de é o cul­ti­vo daqui­lo que é pró­prio do espí­ri­to, que é sua capa­ci­da­de de pro­je­tar visões uni­fi­ca­do­ras, de rela­ci­o­nar tudo com tudo, de ligar e re-ligar todas as coi­sas entre si e com a Fon­te Ori­gi­ná­ria de todo ser”. Ou seja, a Espí­ri­to San­to traz uni­da­de para a igre­ja e, se que­re­mos cum­prir Seu pro­pó­si­to, pre­ci­sa­mos ter cla­ro qual é o nos­so pro­pó­si­to, ou qual é a visão de Deus para a nos­sa igreja.

Uma igre­ja sem uma visão cla­ra está sus­ce­tí­vel a divi­sões, assim como as que o após­to­lo Pau­lo teve de enfren­tar na igre­ja de Corin­to. Pau­lo esta­va no seu últi­mo ano de minis­té­rio na cida­de de Éfe­so quan­do rece­beu infor­ma­ções de que a igre­ja de Corin­to não esta­va indo mui­to bem. Havia mui­tas infor­ma­ções e pou­cas delas eram boas. O após­to­lo sou­be que havia uma cla­ra desa­gre­ga­ção na igre­ja, que esta­va divi­di­da em qua­tro gru­pos. Tais gru­pos se for­ma­ram em tor­no de per­so­na­li­da­des, de pes­so­as que tinham tido uma par­ti­ci­pa­ção no pas­sa­do recen­te da igre­ja, como Apo­lo, Cefas (Pedro) e o pró­prio Pau­lo (1 Co 3:4). Havia até um gru­po, que tal­vez fos­se o mais peri­go­so deles, que era o “gru­po de Cris­to” – “…e eu, de Cris­to” (1 Co 1:12). Eles dizi­am que não eram segui­do­res de homem algum, e sim de Cris­to. Era como se dis­ses­sem: “Não que­re­mos estar debai­xo da ori­en­ta­ção, da ins­tru­ção ou da auto­ri­da­de de nenhum homem, por­que rece­be­mos tudo dire­ta­men­te de Cristo”.

Onde Deus quer te levar em 2019? O que Ele dese­ja fazer na sua vida e por meio dela nes­te ano? Qual é o pro­pó­si­to de Deus, qual é a visão do Alto para sua cami­nha­da de fé? Não con­ti­nue este ano sem saber aon­de vai che­gar. Deus quer te levar a luga­res altos, a luga­res de hon­ra, a luga­res onde o nome d’Ele pos­sa ser glo­ri­fi­ca­do por meio de você.

Qual é a visão de Deus para a Igre­ja Meto­dis­ta em Ita­be­ra­ba? No domin­go que vem, vamos com­par­ti­lhar com nos­sa igre­ja o que o Espí­ri­to San­to tem com­par­ti­lha­do conos­co e sonha­do para nos­sa comu­ni­da­de, a fim de que jun­tos pos­sa­mos rea­li­zar esse sonho do Senhor.

Do ami­go e pastor,

Pr Tiago Valentim

Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.