“Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes o poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas” (Lucas 9:1).
No Boin de 3 de julho, apontei por meio da vida do profeta Elias sete características que causam um esfriamento espiritual e como estamos sujeitos a esse tipo de ataque espiritual. Uma vez que você reconhece essa investida de Satanás, levante-se em fé e na autoridade que Deus lhe deu. Repreenda todo ataque e quebre todo poder do maligno sobre a sua vida. Lembremos de que Deus nos deu essa autoridade por sermos Seus discípulos.
Nesta pastoral, veremos quatro chaves para a vitória:
1 — Coma o pão do Céu e beba a água do Espírito (1Rs 19:8). Elias comeu de um pão e bebeu de uma água que o capacitaram e o sustentaram durante todo o seu período na caverna, do mesmo modo que o povo de Israel recebeu o maná que lhe permitiu sobreviver 40 anos no deserto. Não era uma comida comum; aquele alimento apontava para Cristo, o pão da vida, e para o Espírito Santo, o rio que flui de nosso interior.
2 — Quebre o ataque com fé (Hb 11:6). Muitas vezes, perdemos algo extraordinário por esperar coisas sobre-humanas. Deus não estava no vento, nem no terremoto, nem no fogo, mas na leve brisa que ciciava suavemente (1 Rs 19:12). A nossa fé não precisa produzir o sobrenatural; nossa fé precisa é estar atenta ao menor sussurro de Deus.
3 — Quebre o ataque com oração (1Rs 19:11). Deus disse que queria estar algum tempo a sós com Elias. Ele mostrou o Seu poder em um show pirotécnico diante de Elias, que, após ver todo o poder de Deus, voltou a se esconder na caverna (1Rs 19:13). Há momentos em que as coisas de Deus se tornam tão comuns que não nos impressionam mais. Por isso precisamos orar (1 Ts 5:17), orar quando tivermos vontade, orar quando não tivermos vontade ou orar até dar vontade (Ef 6:17–19), em vez de pensar na morte, na perseguição ou em desistência.
4 — Quebre o ataque resistindo (Tg 4:7). O plano do diabo é se ocultar. Ele tenta voar fora do radar, mas o Senhor faz brilhar a Sua poderosa luz para revelar todos os ataques dele. Nossos olhos espirituais estão sendo abertos e nossa libertação já está acontecendo; por isso precisamos resistir e não desistir. A fé também nos ajuda a resistir, e não apenas a receber bênçãos.
Quando Elias achou que não teria mais nada a fazer, preferiu a morte. No entanto, Deus lhe disse que ainda restava algo para ele fazer e ordenou que ele voltasse ao caminho por onde veio e ungisse a Hazael como rei da Síria, a Jeú como rei de Israel e a Eliseu como profeta (1 Rs 19:15–16). Como vencer quando não temos mais esperança ou quando já não nos restam forças? Volte a ser quem você é em Deus! Tire o foco de sua miséria, tire o foco de si mesmo e concentre-se em ajudar aos outros com o que você é e com o que você já recebeu de Deus, e não com o que você tem.
Se hoje você está esgotado e deprimido, não caia na introspecção. Encontre alguém a quem servir com seus dons e talentos, encontre novamente motivos, razões em Deus, lembrando que Ele não quer que você seja forte, mas sim que Ele seja a sua força. Assim como Deus foi a força na vida de Elias e de tantos outros na Bíblia, também o será com você.
Uma semana de vitórias!
Pr. Israel Rocha