Para um murmurador, nada está bom.

Aco­mo­da­dos na murmuração

Um mur­mu­ra­dor recla­ma de tudo, ou de qua­se tudo. Um filho mur­mu­ra­dor recla­ma dos pais que tem. Um pai mur­mu­ra­dor recla­ma do filho. Um alu­no mur­mu­ra­dor não quer fazer nada do que o pro­fes­sor man­da e vive recla­man­do dele. Um pro­fes­sor mur­mu­ra­dor recla­ma do giz, ou da cane­ta, ou do qua­dro etc. Uma pes­soa mur­mu­ra­do­ra recla­ma do sol quan­do está calor e até ora pedin­do chu­va, mas, quan­do a chu­va vem, mur­mu­ra por­que está cho­ven­do e ora pedin­do sol. Para um mur­mu­ra­dor, nada está bom.

Os isra­e­li­tas mur­mu­ra­ram por terem saí­do do Egi­to (Dt 1:27), mur­mu­ra­ram por comi­da (Êx 16:2–3), mur­mu­ra­ram por água (Êx 17:3) e mur­mu­ra­ram ao rece­ber a notí­cia dos espi­as que foram conhe­cer a ter­ra pro­me­ti­da (Nm 14:2).

Mur­mu­rar con­ta­gia. Dez dos doze espi­as que Moi­sés envi­ou para conhe­cer a ter­ra pro­me­ti­da eram mur­mu­ra­do­res. Quan­do vol­ta­ram, “fize­ram mur­mu­rar toda a con­gre­ga­ção con­tra ele [Moi­sés], infa­man­do a ter­ra”. Aque­les mes­mos homens, “que infa­ma­ram a ter­ra, mor­re­ram de pra­ga peran­te o Senhor” (Nm 14:36–37).

O opos­to da mur­mu­ra­ção é a gra­ti­dão. Quem mur­mu­ra recla­ma, quem não mur­mu­ra agra­de­ce. Deus não Se agra­da de mur­mu­ra­do­res e, por isso, o Espí­ri­to San­to ins­pi­rou Pau­lo a escre­ver: “Fazei todas as coi­sas sem mur­mu­ra­ções nem con­ten­das” (Fp 2:14).

Quer dei­xar de andar em cír­cu­los como o povo de Isra­el no deser­to? Então pare de mur­mu­rar! Cada momen­to que dei­xa­mos de mur­mu­rar, apon­ta­mos a Deus que esta­mos cres­cen­do em discernimento.

A mur­mu­ra­ção tem o poder malig­no da des­trui­ção. Pode afas­tar você e outras pes­so­as da von­ta­de do Pai. Mur­mu­ra­ção é, em resu­mo, o som do infer­no, e a gra­ti­dão, o som do céu!

Use sua boca para lou­var a Deus mes­mo nas difi­cul­da­des. Isso tra­rá o favor do Pai para a sua vida. Ele vê todas as coi­sas e son­da o nos­so coração.

Pr. Lucas Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.