A vida cristã saudável não é composta apenas de oração, louvor, meditação e uma devocional diária… Há outros aspectos que normalmente são negligenciados pelos crentes, e quando isso acontece, revela uma fé ainda infantil que carece de crescimento. Se há algo que não pode faltar na vida de um cristão que deseja agradar ao seu Senhor, com certeza é o BOM-SENSO.
Começo perguntando: você é uma pessoa de bom-senso?
Vejamos primeiro o que isso significa: é capacidade de julgar com equilíbrio, é saber apreciar com ponderação e discernimento, é sensatez, coerência…
O que ganhamos quando temos bom senso?
Há certos princípios de bom senso e sabedoria que precisam ser aplicados na vida. Há pessoas que parecem pensar que é errado para um cristão usar o bom senso. Parecem pensar que precisam sempre fazer tudo de forma exclusivamente espiritual. Ora, isso é antibíblico. O cristão é uma pessoa que deve aplicar o bom senso às circunstâncias, e é certo e legítimo que faça isso. Há pessoas que passam o tempo todo orando sobre um problema em vez de fazer algo que é perfeitamente óbvio do ponto de vista do bom senso.
Em primeiro lugar, quem tem bom-senso revela equilíbrio em todas as situações. Quem tem bom-senso mostra que pensa nos outros, e evita fazer qualquer coisa que prejudique a outrem. Quem tem bom senso sabe se portar nos diversos lugares – não dá vexame. Quem tem bom senso sabe os seus limites, não pensa de si mesmo além do que convém. Quem tem bom senso analisa a situação e sabe decidir com sabedoria. Certa ocasião Paulo estava viajando em um navio e o capitão queria zarpar. Paulo diz: “não vamos, não, pois uma tempestade virá sobre nós”. O insensato capitão negligenciou as palavras de Paulo e iniciou viagem… e o navio naufragou numa borrasca. Ora, Paulo não entendia nada de navegação, e nem era metereologista, mas ele tinha BOM-SENSO.
O bom-senso ameniza os conflitos, melhora os relacionamentos. Na igreja de Corinto os membros tinham demandas entre si, e Paulo vem e diz: “só o fato de existir demandas entre vós já é completa derrota para todos” (1Co 6.7).
Vejamos as advertências que a Bíblia faz sobre a insensatez (que é a ausência de bom senso):
“Não vos torneis insensatos” (Ef 5.17)
“Evita discussões insensatas” (Tt 3.9)
“O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto” (Pv 12.15)
“Foge da presença do homem insensato”
(Pv 14.7)
“…todo insensato se mete em rixas” (Pv 20.3)
Como diz o provérbio popular: “caldo de galinha e bom senso não fazem mal a ninguém”.
Pr. Daniel Rocha