Caldo de galinha e bom senso…

A vida cris­tã sau­dá­vel não é com­pos­ta ape­nas de ora­ção, lou­vor, medi­ta­ção e uma devo­ci­o­nal diá­ria… Há outros aspec­tos que nor­mal­men­te são negli­gen­ci­a­dos pelos cren­tes, e quan­do isso acon­te­ce, reve­la uma fé ain­da infan­til que care­ce de cres­ci­men­to. Se há algo que não pode fal­tar na vida de um cris­tão que dese­ja agra­dar ao seu Senhor, com cer­te­za é o BOM-SENSO.

Come­ço per­gun­tan­do: você é uma pes­soa de bom-senso?

Veja­mos pri­mei­ro o que isso sig­ni­fi­ca: é capa­ci­da­de de jul­gar com equi­lí­brio, é saber apre­ci­ar com pon­de­ra­ção e dis­cer­ni­men­to, é sen­sa­tez, coerência…

O que ganha­mos quan­do temos bom senso?

Há cer­tos prin­cí­pi­os de bom sen­so e sabe­do­ria que pre­ci­sam ser apli­ca­dos na vida. Há pes­so­as que pare­cem pen­sar que é erra­do para um cris­tão usar o bom sen­so. Pare­cem pen­sar que pre­ci­sam sem­pre fazer tudo de for­ma exclu­si­va­men­te espi­ri­tu­al. Ora, isso é anti­bí­bli­co. O cris­tão é uma pes­soa que deve apli­car o bom sen­so às cir­cuns­tân­ci­as, e é cer­to e legí­ti­mo que faça isso. Há pes­so­as que pas­sam o tem­po todo oran­do sobre um pro­ble­ma em vez de fazer algo que é per­fei­ta­men­te óbvio do pon­to de vis­ta do bom senso.

Em pri­mei­ro lugar, quem tem bom-sen­so reve­la equi­lí­brio em todas as situ­a­ções. Quem tem bom-sen­so mos­tra que pen­sa nos outros, e evi­ta fazer qual­quer coi­sa que pre­ju­di­que a outrem. Quem tem bom sen­so sabe se por­tar nos diver­sos luga­res – não dá vexa­me. Quem tem bom sen­so sabe os seus limi­tes, não pen­sa de si mes­mo além do que con­vém. Quem tem bom sen­so ana­li­sa a situ­a­ção e sabe deci­dir com sabe­do­ria. Cer­ta oca­sião Pau­lo esta­va via­jan­do em um navio e o capi­tão que­ria zar­par. Pau­lo diz: “não vamos, não, pois uma tem­pes­ta­de virá sobre nós”. O insen­sa­to capi­tão negli­gen­ci­ou as pala­vras de Pau­lo e ini­ci­ou via­gem… e o navio nau­fra­gou numa bor­ras­ca. Ora, Pau­lo não enten­dia nada de nave­ga­ção, e nem era mete­re­o­lo­gis­ta, mas ele tinha BOM-SENSO.

O bom-sen­so ame­ni­za os con­fli­tos, melho­ra os rela­ci­o­na­men­tos. Na igre­ja de Corin­to os mem­bros tinham deman­das entre si, e Pau­lo vem e diz: “só o fato de exis­tir deman­das entre vós já é com­ple­ta der­ro­ta para todos” (1Co 6.7).

Veja­mos as adver­tên­ci­as que a Bíblia faz sobre a insen­sa­tez (que é a ausên­cia de bom senso):

Não vos tor­neis insen­sa­tos” (Ef 5.17)

Evi­ta dis­cus­sões insen­sa­tas” (Tt 3.9)

O cami­nho do insen­sa­to aos seus pró­pri­os olhos pare­ce reto” (Pv 12.15)

Foge da pre­sen­ça do homem insensato”
(Pv 14.7)

…todo insen­sa­to se mete em rixas” (Pv 20.3)

Como diz o pro­vér­bio popu­lar: “cal­do de gali­nha e bom sen­so não fazem mal a ninguém”.

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.