Estamos no início de mais um ano. Contudo, 2021 não é um ano qualquer, e sim o segundo ano de uma pandemia! Diferentemente de 2020, quando não sabíamos ainda ao certo o que era a covid-19, neste novo ano já sabemos muito bem o que essa doença pode causar, e também já temos maior clareza de quais medidas podem proteger a nós mesmos e ao nosso próximo. Esse maior entendimento da realidade atenua muito pouco o desafio que será vencer 2021. As dificuldades nas áreas familiar, relacional, profissional e social continuarão, mas ainda assim temos a chance de vencer mais um ano.
Virar o ano ainda num cenário pandêmico nos dá a sensação de que estamos encurralados. É uma situação parecida com aquela em que se encontrava o povo hebreu, que, após a fuga do Egito, viu-se sitiado no meio do caminho entre o Mar Vermelho e o exército do faraó. Não havia saída segura: se ficassem parados, seriam capturados pelo exército egípcio; e atravessar o mar lhes parecia uma tarefa impossível. Muitos foram tomados de um grande sentimento de decepção e fracasso, e passaram a questionar Moisés: “Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto” (Êx 14:12). Contudo, Moisés acreditava no livramento do Senhor e no cumprimento de Sua promessa de libertação; ele cria que seria possível superar todos os desafios que surgissem.
O Deus que caminha com o povo – Jeová Nissi – cumpriu Sua promessa. Ele disse que libertaria os hebreus da escravidão do faraó e o fez. Hoje, nós também temos a certeza de que Deus continua caminhando conosco. O Jeová Emanuel, o Deus Conosco, é o mesmo que esteve com Seus filhos e filhas em 2020, estará em 2021, em 2022 e para sempre: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28:20b).
Assim como o Senhor libertou os hebreus e lhes deu escape para a fuga, cremos que Ele continua agindo e atuando na história do Seu povo. Ainda que estejamos numa posição diante da qual a solução parece estar muito distante, somos convidados a depositar nossa fé n’Aquele que pode todas as coisas, n’Aquele que pode abrir mares, n’Aquele que venceu a morte. Por isso, não devemos desistir dos sonhos e projetos de Deus para a nossa vida. A palavra do Senhor a Moisés foi: “Diga ao povo que marche”. Ou seja: “Não deixem de crer, caminhem na direção correta, porque Eu vou abrir o caminho”.
A nós nos cabe continuar marchando firmes nos propósitos do Senhor. Se decisões, atitudes e escolhas precisam ser tomadas e feitas ainda que as circunstâncias sejam contrárias, devemos dar passos de fé para então vermos o livramento do Senhor.
Jesus sempre está ao nosso lado para ouvir nosso lamento, para sentir nossa angústia, para enxugar nossas lágrimas. Ele conhece nossas lutas e limitações e está sempre disposto a nos estender a mão, a nos levantar do pó, a nos dar um novo ânimo para que se concretize aquilo que Ele tem preparado para cada um de nós.
A maior vitória conquistada pelo povo que caminhou no deserto não foi a libertação em si, nem mesmo o fato de não ter havido nenhuma perda ao longo da jornada. A maior vitória constituiu-se em nunca terem caminhado sem a presença do Senhor!
Nossa maior vitória em 2021 será caminhar com Jesus e ir com Ele até o fim. Só assim venceremos mais um ano.
Do amigo e pastor,
Tiago Valentin