Todas as vidas importam

E a von­ta­de de quem me envi­ou é esta: que nenhum eu per­ca de todos os que me deu; pelo con­trá­rio, eu o res­sus­ci­ta­rei no últi­mo dia” (João 6:39).

Mãos Huma­nas”, por Clau­dio Schwarz

Jesus tinha mui­ta cla­re­za e con­vic­ção do pro­pó­si­to de Sua vida: alcan­çar e sal­var todas as pes­so­as, pois essa era a von­ta­de de Seu Pai, e Ele veio para cumpri-la.

Deus, em sua infi­ni­ta gra­ça e mise­ri­cór­dia, abriu mão de Seu úni­co Filho e O envi­ou até nós para nos livrar do peca­do e da con­de­na­ção eter­na. Como se não bas­tas­se nos amar incon­di­ci­o­nal­men­te, Deus esco­lheu nos amar indis­tin­ta­men­te, ou seja, Ele quer que nin­guém se per­ca e, assim, con­fi­ou todos nós aos cui­da­dos de Jesus. Que obra mag­ní­fi­ca! Em Jesus, todas as pes­so­as se tor­na­ram mere­ce­do­ras do amor do Pai.

Por isso, duran­te todo o Seu minis­té­rio ter­re­no, Jesus teve um foco indis­so­lú­vel: alcan­çar vidas, todas as vidas, pois cada vida era – e é – impor­tan­te para Ele, des­de a da mulher com flu­xo de san­gue até a da filha de um pode­ro­so fari­seu. O con­teú­do da pre­ga­ção de Jesus con­fron­ta­va em cheio todas as esfe­ras de poder que opri­mi­am o povo. Suas pala­vras de liber­ta­ção, de cura, de res­tau­ra­ção e de amor ine­vi­ta­vel­men­te afron­ta­vam o sis­te­ma polí­ti­co, cul­tu­ral, econô­mi­co e reli­gi­o­so do Seu tem­po. Con­tu­do, o foco de Jesus nun­ca foi com­ba­ter as estru­tu­ras ou ins­ti­tui­ções então vigen­tes. Sua mis­são era – e con­ti­nua sen­do – tocar o cora­ção das pes­so­as com Suas pala­vras e atitudes.

Em últi­ma aná­li­se, todas as ati­tu­des de Jesus tinham um úni­co alvo: as vidas que o Pai Lhe con­fi­ou. Tudo o que Jesus dizia e fazia tinha a inten­são de expres­sar o amor do Pai – a João, o dis­cí­pu­lo mais pró­xi­mo, aos 12, aos 70, à mul­ti­dão que se jun­ta­va para ouvi-Lo e a cada pes­soa que cru­za­va Seu cami­nho. A estra­té­gia do Pai foi tão acer­ta­da que as vidas que Jesus alcan­çou e que n’Ele depo­si­ta­ram sua fé se tor­na­ram cata­li­sa­do­ras de trans­for­ma­ção do meio onde esta­vam, pois aque­le e aque­la que é alcan­ça­do por Jesus e rece­be Seu Evan­ge­lho ine­vi­ta­vel­men­te irá com­par­ti­lhar Sua men­sa­gem e pas­sar a ser um agen­te de trans­for­ma­ção da realidade.

A Igre­ja, por sua vez, rece­beu uma heran­ça mara­vi­lho­sa: a de repro­du­zir o minis­té­rio de Jesus. Por­tan­to, a mis­são da Igre­ja é ir ao encon­tro de todos e todas, expon­do-lhes o Evan­ge­lho liber­ta­dor e trans­for­ma­dor. Uma vez alcan­ça­das, as pes­so­as são aco­lhi­das pela Igre­ja, que pos­te­ri­or­men­te as envia de vol­ta ao mun­do como dis­cí­pu­los e dis­cí­pu­las para tes­te­mu­nhar os sinais da Gra­ça que liber­ta e trans­for­ma vidas e realidades.

Não con­ci­den­te­men­te, a mis­são da nos­sa comu­ni­da­de local é exa­ta­men­te esta: espa­lhar a san­ti­da­de bíbli­ca, tes­te­mu­nhan­do Jesus Cris­to como úni­co e sufi­ci­en­te sal­va­dor, capaz de trans­for­mar vidas e realidades.

Que em 2021 a Igre­ja Meto­dis­ta em Ita­be­ra­ba pos­sa cum­prir com exce­lên­cia sua mis­são, por­que todas as vidas impor­tam para o Pai e para nós.

Do ami­go e pastor,

Pr Tiago Valentim

Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.