Era uma vez uma cruz vazia

Jesus res­sus­ci­tou, e essa é a melhor notí­cia do seu dia! Aliás, essa é a melhor notí­cia da sua vida! Jesus res­sus­ci­tou e por isso fomos per­do­a­dos, fomos res­ga­ta­dos, ganha­mos a vida eter­na por meio de Cris­to. Já não há mais nenhu­ma con­de­na­ção para nós que esta­mos em Cris­to Jesus, nos­so Senhor!

A res­sur­rei­ção muda nos­sa pers­pec­ti­va, muda nos­sa for­ma de enxer­gar o mun­do e de viver nele. Nas pala­vras do após­to­lo Pau­lo, “se a nos­sa espe­ran­ça em Cris­to se res­trin­ge ape­nas a esta vida, somos os mais mise­rá­veis de todos os seres huma­nos” (1 Co 15:19). Ou seja, temos uma pers­pec­ti­va de vida que vai além des­ta que vive­mos hoje, e essa é uma cer­te­za que nos leva a crer numa vida eter­na e ple­na no céu.

Nos­sa espe­ran­ça não está res­tri­ta a esta vida. Mas, enquan­to não vive­mos no céu, pode­mos expe­ri­men­tá-lo, ain­da que par­ci­al­men­te, aqui na Ter­ra. Jesus dis­se que nos daria uma vida abun­dan­te e ple­na, e essa vida seria des­fru­ta­da aqui e no pre­sen­te momento.

Con­tu­do, por diver­sas vezes nos­sa vida não é abun­dan­te e nem temos espe­ran­ça de uma vida melhor lá no céu. As lutas, as difi­cul­da­des, os dias maus nos aba­tem e aba­lam nos­sa fé. Para onde olha­mos, só enxer­ga­mos pro­ble­mas e às vezes nem na igre­ja vemos algo de bom. Esses momen­tos ou fases ruins fazem par­te da nos­sa cami­nha­da, e é neles que pre­ci­sa­mos olhar para o lugar correto.

A res­sur­rei­ção de Cris­to é a pro­va de que todos os pro­ble­mas podem ser solu­ci­o­na­dos. Diz o dita­do que “só para a mor­te não pode­mos dar um jei­to”, mas, na ver­da­de, em Jesus até mes­mo para mor­te Deus deu um jei­to. O que sig­ni­fi­ca que o triun­fo da vida sobre a mor­te nos garan­te que, pela gra­ça e mise­ri­cór­dia do Senhor, pode­mos enfren­tar toda e qual­quer situ­a­ção e, mais do que isso, pode­mos ven­cer todos os pro­ble­mas na for­ça que vem d’Ele.

O segre­do é olhar­mos para o lugar cer­to quan­do esta­mos enfren­tar­mos situ­a­ções difí­ceis. Pre­ci­sa­mos olhar para a cruz, por­que ela está vazia. Quan­do olha­mos para a cruz vazia, lem­bra­mo-nos do moti­vo por que ela está vazia, quem esta­va nela e onde Ele está ago­ra. Quan­do olha­mos para a cruz vazia, nos­sa espe­ran­ça é reno­va­da e somos rea­ni­ma­dos a viver nes­te mun­do turbulento.

A mai­o­ria dos con­tos infan­tis come­ça com a expres­são “Era uma vez…”. Tais his­tó­ri­as em geral apre­sen­tam fei­tos heroi­cos, triun­fa­lis­tas, míti­cos, e sabe­mos que qua­se todos ou todos esses con­tos são his­tó­ri­as de fic­ção, a mai­o­ria fan­ta­si­o­sa. Já a his­tó­ria da cruz vazia é épi­ca e triun­fal, mas sobre­tu­do real. Sim, ela é ver­da­dei­ra, por­que cre­mos que Jesus res­sus­ci­tou e por isso pode­mos cele­brar a vida. Mes­mo em meio às lutas, não per­de­mos a espe­ran­ça nem a fé, pois, quan­do olha­mos para a cruz vazia, sabe­mos que Ele está conos­co e que tudo está no con­tro­le de Suas mãos.

A res­sur­rei­ção não é um faz de con­ta, mas poder de Deus para aque­les que creem.

Do ami­go e pastor,

Pr Tiago Valentim

Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.