Do que o inimigo é capaz

A Bíblia diz que Sata­nás veio para “rou­bar, matar e des­truir”. Veja na Bíblia alguns exem­plos de sua ação:

1) MUDEZ: “Ao reti­ra­rem-se ele, foi-lhe tra­zi­do um mudo ende­mo­ni­nha­do (Mt 9.32)

2) CEGUEIRA: “Então lhe trou­xe­ram um ende­mo­ni­nha­do, cego e mudo; e ele o curou, pas­san­do o mudo a falar e a ver” (Mt 12.32).

3) DEFORMIDADE: “…havia já dezoi­to anos anda­va ela encur­va­da, sem de modo algum poder endi­rei­tar-se.… esta filha de Abraão a quem Sata­nás traz pre­sa há dezoi­to anos” (Lc 13.11–16).

4) LOUCURA, SUICÍDIO: “…o meu filho, pos­ses­so de um espí­ri­to mudo… e mui­tas vezes o tem lan­ça­do no fogo e na água para o matar” (Mc 9.17–22).

5) ILUDE AS PESSOASFINGINDO-SEPODEROSO: o mági­co Simão ilu­dia o povo supers­ti­ci­o­so de Sama­ria. Suas mági­cas eram atri­buí­das ao “poder de Deus” (At 8.10), mas, na rea­li­da­de, eram o poder do Malig­no. Simão se orgu­lha­va de ser cha­ma­do “o Gran­de Poder”, e essa ilu­são satâ­ni­ca con­ven­cia a popu­la­ção (igual­zi­nho hoje).

6) IMPEDE-NOS DE FAZER A OBRA: “Qui­se­mos ir até vós, não somen­te uma vez, mas duas, con­tu­do Sata­nás nos bar­rou o cami­nho” (1Ts 2.18).

7) FALSIFICA OS DONS ESPIRITUAIS: O poder de Sata­nás se faz pre­sen­te uti­li­zan­do-se da fal­si­da­de. O que é real pode ser fal­si­fi­ca­do. O dia­bo tam­bém fal­si­fi­ca os dons do Espí­ri­to, espe­ci­al­men­te os dons de lín­guas e curas. Os mila­gres nem sem­pre são ope­ra­ções glo­ri­o­sas de Deus, a des­pei­to da reli­gi­o­si­da­de popu­lar dizer o con­trá­rio. Pau­lo pro­fe­ti­za acer­ca da vin­da do iní­quo, “segun­do a efi­cá­cia de Sata­nás, com todo o poder, e sinas e pro­dí­gi­os da men­ti­ra” (2Ts 2.9).

Que­re­mos fazer duas obser­va­ções importantes:

1o) Nem todas as doen­ças foram iden­ti­fi­ca­das por Jesus como ação de Sata­nás. Isso é óbvio e cla­ro, pois Jesus fez diver­sas curas sem men­ci­o­nar ou expul­sar demô­ni­os. As doen­ças podem ser de cau­sas natu­rais, pois nos­so cor­po não é indes­tru­tí­vel e está à mer­cê de todos os pro­ble­mas de saúde.

2o) Por que será que uma boa par­ce­la dos cren­tes hoje reco­nhe­cem a ação de Sata­nás em inú­me­ras doen­ças, mas não são capa­zes de reco­nhe­cer a ação do mes­mo Ini­mi­go ilu­din­do e enga­nan­do o povo com fal­sos mila­gres, adi­vi­nha­ções e fal­si­fi­ca­ções dos dons espi­ri­tu­ais? Será que esses cren­tes dei­xa­ram-se enga­nar? “E não é de admi­rar por­que o pró­prio Sata­nás se dis­far­ça em anjo de luz” (2Co 11.14). Fica aqui a nos­sa ora­ção para que o Senhor abra os nos­sos olhos para per­ce­ber­mos a ação insi­di­o­sa do mal.

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el. Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.