Não há atalhos

Você pro­cu­ra ata­lhos para che­gar até Deus? Não há. Você pro­cu­ra ata­lhos para alcan­çar matu­ri­da­de em sua vida cristã?
Eles não exis­tem também.

Há hoje em dia uma bus­ca de faci­li­da­des na vida. Mui­tos que­rem tocar algum ins­tru­men­to, mas não se dis­põem a estu­dar com afin­co. Outros que­rem apren­der uma nova lín­gua, mas não estão dis­pos­tos a pas­sar alguns anos de sua vida dedi­can­do-se a ler, falar e ouvir outro idioma.

Dese­ja-se tudo, mas que seja ins­tan­ta­ne­a­men­te. Café ins­tan­tâ­neo. Sopa ins­tan­tâ­nea. Comi­da ins­tan­tâ­nea. Apren­di­za­do instantâneo.

Per­ce­bo que no mun­do evan­gé­li­co bus­ca-se tam­bém faci­li­da­des do “evan­ge­lho ins­tan­tâ­neo”. É um tal de “Senhor, dá-me AGORA poder”, “Senhor, dá-me AGORA enten­di­men­to”, “Senhor tira de mim AGORA o espí­ri­to de pre­gui­ça”… É mui­to mais fácil hoje colo­car a cul­pa num “demô­nio” que está atra­pa­lhan­do a vida da pes­soa e expul­sá-lo do que viver uma vida dis­ci­pli­na­da, regra­da, per­se­ve­ran­te, que esfor­ça-se dia após dia, que se humi­lha, que se sub­me­te a Deus, que per­ce­be suas fra­que­zas, que muda seus hábi­tos para não cair em peca­do outra vez, que jejua para for­ta­le­cer-se, que ves­te uma cou­ra­ça de jus­ti­ça, que fala tem­pe­ra­da­men­te, que bus­ca Deus em ora­ção a todo o momento.

Não há ata­lhos para se obter uma fé ins­tan­tâ­nea, nem matu­ri­da­de ins­tan­tâ­nea, nem poder ins­tan­tâ­neo. A ver­da­dei­ra fé dos san­tos é con­quis­ta­da com mui­tas lutas, com cora­gem, com noi­tes inso­nes. A ver­da­dei­ra matu­ri­da­de se alcan­ça com o reco­nhe­ci­men­to de suas limi­ta­ções, com a com­pre­en­são dos erros come­ti­dos, com o espí­ri­to aber­to para rece­ber de Deus.

O poder de Deus não está aí no “ar” para ser pego por quem qui­ser. O poder só se mani­fes­ta na vida dos san­tos de Deus que tem par­ti­lha­do dia­ri­a­men­te da comu­nhão e da inti­mi­da­de com o Senhor.

Quem ofe­re­ce ata­lhos para o cren­te é o Ini­mi­go. Sata­nás ofe­re­ceu ata­lhos para Jesus que recu­sou pron­ta­men­te. O ini­mi­go ofe­re­ceu ata­lhos para Jó, bas­ta­va ele mal­di­zer a Deus, mas Jó pre­fe­riu o cami­nho difí­cil e tor­tu­o­so com Deus a pegar esse atalho.

Cui­da­do irmãos, o ini­mi­go pode estar ofe­re­cen­do a você um ata­lho de uma vida de poder, de pra­zer e feli­ci­da­de… Recu­se com con­vic­ção e des­pren­di­men­to, e diga ao ini­mi­go que Deus jamais ofe­re­ce ata­lhos para o Seu povo. Nin­guém che­ga a Canaã sem pas­sar pelo deser­to. Não há atalhos.

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.