A Bíblia diz que Satanás veio para “roubar, matar e destruir”. Veja na Bíblia alguns exemplos de sua ação:
1) MUDEZ: “Ao retirarem-se ele, foi-lhe trazido um mudo endemoninhado (Mt 9.32)
2) CEGUEIRA: “Então lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver” (Mt 12.32).
3) DEFORMIDADE: “…havia já dezoito anos andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se.… esta filha de Abraão a quem Satanás traz presa há dezoito anos” (Lc 13.11–16).
4) LOUCURA, SUICÍDIO: “…o meu filho, possesso de um espírito mudo… e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para o matar” (Mc 9.17–22).
5) ILUDE AS PESSOAS “FINGINDO-SE” PODEROSO: o mágico Simão iludia o povo supersticioso de Samaria. Suas mágicas eram atribuídas ao “poder de Deus” (At 8.10), mas, na realidade, eram o poder do Maligno. Simão se orgulhava de ser chamado “o Grande Poder”, e essa ilusão satânica convencia a população (igualzinho hoje).
6) IMPEDE-NOS DE FAZER A OBRA: “Quisemos ir até vós, não somente uma vez, mas duas, contudo Satanás nos barrou o caminho” (1Ts 2.18).
7) FALSIFICA OS DONS ESPIRITUAIS: O poder de Satanás se faz presente utilizando-se da falsidade. O que é real pode ser falsificado. O diabo também falsifica os dons do Espírito, especialmente os dons de línguas e curas. Os milagres nem sempre são operações gloriosas de Deus, a despeito da religiosidade popular dizer o contrário. Paulo profetiza acerca da vinda do iníquo, “segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinas e prodígios da mentira” (2Ts 2.9).
Queremos fazer duas observações importantes:
1o) Nem todas as doenças foram identificadas por Jesus como ação de Satanás. Isso é óbvio e claro, pois Jesus fez diversas curas sem mencionar ou expulsar demônios. As doenças podem ser de causas naturais, pois nosso corpo não é indestrutível e está à mercê de todos os problemas de saúde.
2o) Por que será que uma boa parcela dos crentes hoje reconhecem a ação de Satanás em inúmeras doenças, mas não são capazes de reconhecer a ação do mesmo Inimigo iludindo e enganando o povo com falsos milagres, adivinhações e falsificações dos dons espirituais? Será que esses crentes deixaram-se enganar? “E não é de admirar porque o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz” (2Co 11.14). Fica aqui a nossa oração para que o Senhor abra os nossos olhos para percebermos a ação insidiosa do mal.
Pr. Daniel. Rocha