“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3:21).
O que tem ocupado a sua mente, sobretudo ao passar pelas difíceis situações da vida? Certamente você já ouviu que não podemos impedir que passarinhos voem sobre nossas cabeças, mas podemos impedi-los de fazer ninhos sobre elas.
Quando o livro de Lamentações foi escrito, as coisas não andavam nada bem em Jerusalém. Na tradição judaica, o profeta Jeremias sempre foi considerado o autor desse livro, embora o próprio texto bíblico não nos confirme essa informação. O fato é que havia nesse autor uma enorme tristeza e um profundo lamento pela situação em que o povo hebreu se encontrava, o que gerava nele uma desolação interna e pessoal. A nação fora devastada e houve uma destruição geral dos costumes e das crenças; o povo estava perdido, empobrecido e com fome. Para Jeremias, porém, o mais triste era como as coisas haviam chegado àquele ponto e como a identidade de povo de Deus teria de ser sustentada por ele.
A alma de Jeremias estava angustiada, pois havia calamidade por toda parte. Contudo, num momento de profunda reflexão, ele faz a seguinte oração: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. Sempre que lia esse texto eu pensava que se tratava de um convite para que os hebreus se lembrassem do que Deus já havia feito por eles e de como Ele já os havia abençoado. No entanto, essa reflexão do profeta é de retorno, de conversão, para que os hebreus voltassem o coração para Deus e se lembrassem da Sua fidelidade, ainda que eles mesmos não tivessem sido fiéis ao Senhor. Isto não está relacionado com o que Deus faz simplesmente, mas expressa tudo sobre o Seu caráter.
Meus irmãos e irmãs, em meio às tribulações de nossas vidas, precisamos tomar cuidado com as farpas em nossas mentes que nos fazem duvidar sobre quem Deus é. Temos a tendência muito negativa de só enxergar coisas ruins, coisas que não estão como gostaríamos, e deixar que ninhos de confusão tomem conta de nossas mentes e de nossos pensamentos. Como resultado disso, acabamos nos afastando do plano central de Deus para nós.
Deus é Deus em toda e qualquer situação e, como diz a Palavra, Ele é poderoso para nos socorrer e transformar as situações difíceis por que passamos.
Amada igreja, às vezes me parece que deixamos de crer nessa verdade bíblica. Então, vamos nos levantar! Vamos nos erguer e declarar nossa total confiança na fidelidade do Pai! Assim como o profeta, vamos trazer à nossa memória o que nos pode dar esperança. Deixemos de lado os pensamentos destrutivos e malignos, os murmurinhos que em nada têm contribuído para o avançar das nossas vidas. Decidamo-nos hoje a retomar o controle dos nossos pensamentos, em nome de Jesus!
Deus é Deus, fiel à Sua Palavra e às Suas promessas. Há esperança para nós, igreja do Senhor!
Com muito amor,
Pastora Tays Rocha