Empoeiramento dos sonhos

Para enver­go­nhar os sábi­os, Deus esco­lheu aqui­lo que o mun­do acha que é lou­cu­ra; e, para enver­go­nhar os pode­ro­sos, Ele esco­lheu o que o mun­do acha fra­co” (1 Co 1:27)

O tex­to con­ti­nua: “Para des­truir o que o mun­do pen­sa que é impor­tan­te, Deus esco­lheu aqui­lo que o mun­do des­pre­za, acha humil­de e diz que não tem valor”. É comum, natu­ral e até acon­se­lhá­vel, aos olhos huma­nos, con­fi­ar em quem é mais for­te, em quem trans­mi­te mais segu­ran­ça. No entan­to, com Deus não acon­te­ce assim e nun­ca foi assim!

É como se vê em 1 Samu­el 16. Um a um, pas­sa­ram, dian­te do pro­fe­ta Samu­el, os filhos de Jes­sé. Um a um, Samu­el ouviu do Altís­si­mo: “Não é esse!”. Até que che­gou Davi, o menor deles, desa­pro­va­do aos olhos de todos, mas apro­va­dís­si­mo aos olhos do Senhor, des­de antes do seu nas­ci­men­to. O Senhor vê o cora­ção! É no cora­ção que está escon­di­do o valor do homem.

Para fazer­mos dife­ren­ça nes­ta vida e prin­ci­pal­men­te aos olhos do Senhor, não impor­ta o que já con­se­gui­mos cons­truir, jun­tar, ou a influên­cia que temos dian­te dos outros. O que con­ta mes­mo é o que somos. Com a apro­va­ção de Deus e pela for­ça do Espí­ri­to, pode­mos, na nos­sa sim­pli­ci­da­de, trans­for­mar nos­sa famí­lia, nos­sa cida­de, e até revi­rar a his­tó­ria e a vida dos que nos rodei­am e tan­to pre­ci­sam de nós.

O mai­or entra­ve ao desen­vol­vi­men­to de sonhos e pro­je­tos para uma vida vito­ri­o­sa é o sen­ti­men­to de auto­de­pre­ci­a­ção que vez por outra nos assal­ta. Quan­tos de nós sim­ples­men­te estan­ca­ram ou há mui­to aban­do­na­ram um lin­do pro­je­to que, na ver­da­de, era um sonho que o pró­prio Deus colo­cou em seus cora­ções, por se acha­rem inca­pa­zes? Sabe­mos que é difí­cil acre­di­tar que anti­gos e empo­ei­ra­dos sonhos e pro­je­tos, se reto­ma­dos, ain­da pode­rão lograr êxi­to – mes­mo que já não haja expec­ta­ti­va huma­na nem (apa­ren­te­men­te) tem­po sufi­ci­en­te para sua exe­cu­ção. Acon­te­ce que o sonho que vem do Senhor não enve­lhe­ce, é sem­pre pos­sí­vel, e aban­do­ná-lo é a cau­sa prin­ci­pal da nos­sa tris­te­za e de desa­pro­va­ção dian­te dos Seus olhos.

Este é um momen­to que Deus sepa­rou para nos desa­fi­ar a olhar ape­nas para Ele, ouvir a Sua voz e sonhar outra vez, quem sabe, o mes­mo sonho! Reto­mar sonhos e pro­je­tos empo­ei­ra­dos enche­rá nova­men­te a nos­sa vida de alegria!

O Senhor é a nos­sa razão de viver! Só Ele é capaz de rever­ter a fra­que­za huma­na em gló­ria divi­na – e isso tudo é algo que acon­te­ce em nos­sa alma. Por isso, é sem­pre tem­po de sonhar!

Sonhe!

Pr. Lucas Gomes

Semi­na­ris­ta Lucas Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.