“Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, Ele escolheu o que o mundo acha fraco” (1 Co 1:27)
O texto continua: “Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor”. É comum, natural e até aconselhável, aos olhos humanos, confiar em quem é mais forte, em quem transmite mais segurança. No entanto, com Deus não acontece assim e nunca foi assim!
É como se vê em 1 Samuel 16. Um a um, passaram, diante do profeta Samuel, os filhos de Jessé. Um a um, Samuel ouviu do Altíssimo: “Não é esse!”. Até que chegou Davi, o menor deles, desaprovado aos olhos de todos, mas aprovadíssimo aos olhos do Senhor, desde antes do seu nascimento. O Senhor vê o coração! É no coração que está escondido o valor do homem.
Para fazermos diferença nesta vida e principalmente aos olhos do Senhor, não importa o que já conseguimos construir, juntar, ou a influência que temos diante dos outros. O que conta mesmo é o que somos. Com a aprovação de Deus e pela força do Espírito, podemos, na nossa simplicidade, transformar nossa família, nossa cidade, e até revirar a história e a vida dos que nos rodeiam e tanto precisam de nós.
O maior entrave ao desenvolvimento de sonhos e projetos para uma vida vitoriosa é o sentimento de autodepreciação que vez por outra nos assalta. Quantos de nós simplesmente estancaram ou há muito abandonaram um lindo projeto que, na verdade, era um sonho que o próprio Deus colocou em seus corações, por se acharem incapazes? Sabemos que é difícil acreditar que antigos e empoeirados sonhos e projetos, se retomados, ainda poderão lograr êxito – mesmo que já não haja expectativa humana nem (aparentemente) tempo suficiente para sua execução. Acontece que o sonho que vem do Senhor não envelhece, é sempre possível, e abandoná-lo é a causa principal da nossa tristeza e de desaprovação diante dos Seus olhos.
Este é um momento que Deus separou para nos desafiar a olhar apenas para Ele, ouvir a Sua voz e sonhar outra vez, quem sabe, o mesmo sonho! Retomar sonhos e projetos empoeirados encherá novamente a nossa vida de alegria!
O Senhor é a nossa razão de viver! Só Ele é capaz de reverter a fraqueza humana em glória divina – e isso tudo é algo que acontece em nossa alma. Por isso, é sempre tempo de sonhar!
Sonhe!
Seminarista Lucas Gomes