A simples ideia de cair é um fato desagradável. Para alguns, cair é sinal de fragilidade. Para outros, de desequilíbrio. Cair também pode significar derrota. “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Co 10:12).
No seu sentido extremo, cair é sinônimo de fim de tudo. Mais ainda para aquele que vem procurando seguir a palavra de Deus e pedindo sempre a orientação do Espírito, cair não faz nenhum sentido. “O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados” (Sl 145:14).
Não sei quantas vezes erramos, pecamos e falhamos, mas não podemos ficar no erro, na culpa, no sentimento de culpa e nem nas desculpas. “Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz” (Mq 7:8).
Precisamos nos reerguer pelo perdão de Deus, porque não podemos parar. “Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster” (Rm 14:4).
Levante-se, pois precisamos amar e levar esse amor a todos os corações. Deus sabe que erramos, sabe dos nossos desejos e mesmo assim está sempre disponível para nos levantar – e isso é parte do poder e da graça d’Ele. Mas você só pode alcançar isso se tiver o desejo de se levantar sempre que tombar. Vamos cair muito, mas devemos pedir forças para nos levantarmos a cada queda. Devemos permitir, a partir do momento da queda, que Ele nos levante e nos auxilie a não cair mais.
Muitas vezes, chegamos ao chão e achamos que estamos limitados ao erro, mas não. Deus tem muita coisa a fazer a nosso favor, como nos mostrar novos caminhos a serem trilhados.
Se você se encontra no chão, permita que Ele venha te levantar e te apresentar o novo. Deixe que Ele venha fazer tudo novo em sua vida.
Deixe Deus te reerguer!
Pr. Lucas Gomes