Como saber se minha espiritualidade está enfraquecendo?

Para que Sata­nás não alcan­ce van­ta­gem sobre nós, pois não lhe igno­ra­mos os desíg­ni­os” (2 Corín­ti­os 2:11).

Sob um zim­bro, Eli­as pede a mor­te,
mas Deus lhe dá pão e água.

Não sou o tipo de pes­soa que acha que tudo é cul­pa do dia­bo, mas tam­bém não sou daque­les que não veem o dia­bo em nada. Como o ver­sí­cu­lo aci­ma afir­ma, não pode­mos igno­rar os desíg­ni­os de Sata­nás. Mui­tos pau­tam seu cris­ti­a­nis­mo por medo dele, uns fin­gem que ele não exis­te e outros acham que é uma inven­ção huma­na de con­tos e mitos, para gerar medo.

A Bíblia não nega que ele exis­te; pelo con­trá­rio, os após­to­los sem­pre nos ori­en­ta­ram a ter­mos cui­da­do com sua astú­cia e mal­da­de (1 Pe 5:8–9; Ef 4:27–29). Entre­tan­to, pode­mos des­can­sar, pois mai­or é O que está em nós do que o que está no mun­do (1 Jo 4:4). Ain­da assim, exis­tem pes­so­as que podem estar sofren­do ata­ques espi­ri­tu­ais malig­nos e não sabem; podem estar enfra­que­cen­do-se espi­ri­tu­al­men­te sem perceber.

Por isso que­ro tra­zer um aler­ta nes­ta pas­to­ral. Se você está ten­tan­do avan­çar nas coi­sas do Rei­no de Deus num nível mais pro­fun­do, pode estar sus­ce­tí­vel a ata­ques espi­ri­tu­ais. Mui­tas pes­so­as estão enfren­tan­do lutas espi­ri­tu­ais no pro­je­to de viver os pro­pó­si­tos de Deus e um minis­té­rio fru­tí­fe­ro. Uma das estra­té­gi­as bási­cas do dia­bo é fazer com que as pes­so­as não per­ce­bam a seri­e­da­de do que está acon­te­cen­do em suas vidas.

Fre­quen­te­men­te, elas acham que o que está acon­te­cen­do é algo nor­mal, mas na ver­da­de não é. Na mai­or par­te das vezes, elas estão sob ata­que espi­ri­tu­al e não per­ce­be­ram. E o que é um ata­que espi­ri­tu­al? É uma série de even­tos coor­de­na­dos por demô­ni­os a fim de abor­tar o cum­pri­men­to das pro­mes­sas, ani­qui­lar a fé, opri­mir o cren­te e até des­viá-lo do pro­pó­si­to divino.

A Bíblia diz que Sata­nás tem mui­tos esque­mas con­tra a huma­ni­da­de. Mui­tos pre­su­mem equi­vo­ca­da­men­te que o dia­bo seja bur­ro ou estú­pi­do, mas a ver­da­de é que ele tem estu­da­do os pen­sa­men­tos, ações e com­por­ta­men­tos da huma­ni­da­de por sécu­los. Ele sabe como ten­tar as pes­so­as. Seus demô­ni­os são mes­tres em aper­tar o botão cer­to na hora cer­ta. Não deve­mos ser igno­ran­tes a res­pei­to das estra­té­gi­as do malig­no. Não pode­mos viver uma vida vito­ri­o­sa com nos­sos olhos espi­ri­tu­ais fecha­dos. Deve­mos andar no Espí­ri­to e estar cons­ci­en­tes do que está acon­te­cen­do à nos­sa volta.

Como pode­mos iden­ti­fi­car um ata­que espi­ri­tu­al? Por meio da vida do pro­fe­ta Eli­as, reve­la­rei alguns sin­to­mas que podem nos aju­dar a iden­ti­fi­car esse ataque:

1. Per­da da pai­xão espi­ri­tu­al (1 Rs 19:4). O ini­mi­go vem para rou­bar nos­sa tena­ci­da­de pelas coi­sas de Deus. Subi­ta­men­te, nos­sa vida de ora­ção pare­ce estar blo­que­a­da. Nos­so com­pro­mis­so é tes­ta­do e nos sen­ti­mos desa­ni­ma­dos sem qual­quer moti­vo apa­ren­te. Sen­ti­mo-nos como se ape­nas esti­vés­se­mos sen­do leva­dos pela cor­ren­te­za e não nos moti­va­mos por coi­sa alguma

2. Frus­tra­ção extre­ma (1 Rs 19:10). Duran­te um ata­que, o ini­mi­go usa uma vari­e­da­de de gol­pes para opri­mir a nos­sa men­te e nos tra­zer frus­tra­ção. Uma pes­soa sob esse peso sen­te-se no limi­te e se enche de angús­tia e ansi­e­da­de, apa­ren­te­men­te sem um moti­vo raci­o­nal. Nós nos dimi­nuí­mos men­tal­men­te. É como se hou­ves­se uma gra­va­ção em nos­sa men­te: “Eu não sou nin­guém. Minha vida não impor­ta. Eu sou insig­ni­fi­can­te. Eu não tenho valor”. Quan­do essas coi­sas come­çam a acon­te­cer, você está cami­nhan­do para um esgo­ta­men­to. Eli­as esta­va tão esgo­ta­do espi­ri­tu­al e fisi­ca­men­te que não con­se­guia focar na rea­li­da­de. Quan­do você se sen­te dre­na­do, can­sa­do ou frus­tra­do, não con­se­gue ver a rea­li­da­de como ela real­men­te é.

3. Con­fu­são de pro­pó­si­to. Duran­te um ata­que espi­ri­tu­al do malig­no, as pes­so­as fre­quen­te­men­te se sen­tem con­fu­sas e sem dire­ção espi­ri­tu­al. Esse é o prin­ci­pal alvo do dia­bo: fazer com que a pes­soa se des­vie do seu pro­pó­si­to e do seu cha­ma­do. Por cau­sa des­sa con­fu­são em sua men­te, a pes­soa facil­men­te toma deci­sões erra­das. Essa é a con­sequên­cia mais dano­sa do esgo­ta­men­to: per­der a visão! Quan­do alguém fica esgo­ta­do, per­de a visão de futu­ro. Esque­ce-se de seus obje­ti­vos, basi­ca­men­te quer desis­tir; está tão dre­na­do emo­ci­o­nal, físi­ca e espi­ri­tu­al­men­te que só quer desis­tir. Em 1 Reis 19:4, Eli­as pede para mor­rer. Quem che­ga a esse está­gio não se impor­ta com mais nada.

4. Fal­ta de paz (1 Rs 19:10). O ini­mi­go bom­bar­deia nos­sa men­te com vári­os pen­sa­men­tos e ten­ta­ções, a fim de tirar nos­sa paz. A nos­sa men­te se tor­na facil­men­te irri­ta­da e nos sen­ti­mos exaus­tos. O ini­mi­go faz todo o pos­sí­vel para gerar em nós uma fadi­ga espi­ri­tu­al. Eli­as era um homem de Deus, um pro­fe­ta de ver­da­de. No entan­to, ele se cul­pou por coi­sas que não eram de sua res­pon­sa­bi­li­da­de. Ele dis­se ao povo o que Deus que­ria que eles fizes­sem, mas eles não o ouvi­ram. O país esta­va des­mo­ro­nan­do moral­men­te, por­que esta­va sob o coman­do de maus líde­res. Eles havi­am tra­zi­do todo tipo de paga­nis­mo. Eli­as esta­va ensi­nan­do e pre­gan­do, mas o povo não muda­va seu com­por­ta­men­to, e ele se cul­pa­va por isso.

5. Len­ti­dão e can­sa­ço (1 Rs 19:5–6). A fal­ta de ener­gia e de vita­li­da­de é mui­tas vezes resul­ta­do de um ata­que pro­lon­ga­do. Evi­den­te­men­te, pode­mos sen­tir len­ti­dão e can­sa­ço por mui­tas cau­sas natu­rais, como uma enfer­mi­da­de ou uma noi­te mal dor­mi­da. No caso a que nos refe­ri­mos, porém, a raiz do pro­ble­ma é um lon­go ata­que do dia­bo con­tra nós. É impres­si­o­nan­te como nos sen­ti­mos sono­len­tos debai­xo de um ata­que espiritual.

6. For­te dese­jo de parar. Todo cren­te nas­ceu com um pro­pó­si­to divi­no a ser cum­pri­do. Deus esta­be­le­ceu um pro­pó­si­to para cada um de nós. Ele tam­bém nos deu dons, habi­li­da­des e uma gra­ça espe­ci­al para cum­prir­mos nos­so cha­ma­do espi­ri­tu­al. Quan­do esta­mos viven­do de acor­do com esse pro­pó­si­to, expe­ri­men­ta­mos pros­pe­ri­da­de em diver­sas áre­as: temos supri­men­to finan­cei­ro, rea­li­za­ções e um sen­ti­men­to de feli­ci­da­de em tudo que faze­mos. O ini­mi­go odeia quan­do um cris­tão cami­nha de acor­do com seu pro­pó­si­to e cha­ma­do, e por isso faz de tudo para que ele desis­ta e aban­do­ne sua posi­ção e seu lugar em Deus. No final, esse é o alvo de todo ata­que. Quan­do Eli­as se dei­tou para dor­mir no meio do deser­to, esta­va desis­tin­do de tudo (1 Rs 19:5). Em situ­a­ções como essa, somos ten­ta­dos a vol­tar a anti­gas amar­ras, poden­do até reto­mar anti­gos hábi­tos que já tínha­mos ven­ci­do e aban­do­na­do. O ini­mi­go quer nos escra­vi­zar em velhas prá­ti­cas e em cadei­as malig­nas. Pois, se uma pes­soa for sufi­ci­en­te­men­te desen­co­ra­ja­da, ela pode­rá cair nova­men­te e até per­der o sen­so de gra­vi­da­de do peca­do, entran­do numa espi­ral des­cen­den­te que pode levá-la a uma pro­fun­da derrota.

7. Dúvi­das em lugar de con­vic­ções. Assim que o dia­bo lan­ça um ata­que espi­ri­tu­al, ele come­ça a dar ao cren­te razões para desis­tir de tudo aqui­lo que Deus o cha­mou para ser e para fazer. O ini­mi­go cria con­fu­são, ver­go­nha, inti­mi­da­ção e uma vari­e­da­de de esque­mas malig­nos para tra­zer uma nuvem de dúvi­da e incer­te­za. Debai­xo des­se ata­que, a pes­soa pas­sa a ques­ti­o­nar o cami­nho que tem segui­do. Fre­quen­te­men­te, come­ça a ree­xa­mi­nar deci­sões que antes eram cla­ras como cris­tal. Debai­xo des­se ata­que, ela pas­sa a ques­ti­o­nar pala­vras pro­fé­ti­cas, unções de poder e mui­tas expe­ri­ên­ci­as espi­ri­tu­ais pro­fun­das e sig­ni­fi­can­tes que teve no pas­sa­do. Alguém assim está a pou­cos pas­sos de se des­vi­ar dos cami­nhos do Senhor. Por isso, Eli­as ficou em dúvi­da e come­çou a ques­ti­o­nar a si mes­mo dian­te daque­la situação.

De seu com­pa­nhei­ro de caminhada,

Pr. Isra­el Rocha

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