Domingo é o primeiro dia da semana! Em Gênesis, lemos que, no primeiro dia, Deus iniciou a criação do mundo. Agora, vamos participar, com Maria Madalena, de uma nova criação.
É de madrugada! Um novo dia está surgindo! Está prestes o momento da fé que vence toda escuridão, toda dúvida e toda tristeza. Maria Madalena representa todas as pessoas que buscam a luz da verdade e procuram o amor que dá sentido à vida. Ela ficou chorando junto ao túmulo. Dois anjos tentam consolá-la. Virando-se, vê um jardineiro, que lhe pergunta: “O que você está procurando?” O jardineiro é o próprio Jesus. Ele é reconhecido quando pronuncia o nome dela: “Maria!”. Ela tenta segurá-lo, mas Jesus a envia para anunciar a boa notícia: “Vá dizer aos meus irmãos”.
Contar coisas boas para algumas pessoas é tão bom quanto é para outras dar más notícias. Existe no nosso caminho essa dualidade: gente que adora dar boas notícias e gente que adora dar notícias más.
Diante da má notícia que assolava os amigos mais próximos de Jesus, Maria foi a incumbida de dar a boa nova, contar coisas boas a todos. Fico imaginando o percurso que ela fez até seus irmãos e amigos, quantas coisas passaram por seu coração, quantos discursos foram montados naquele trajeto. Mas qual era a boa notícia de Maria, mulher batalhadora, que lutou contra todos os preconceitos? Maria, simplesmente Maria, de todas as cores e raças, de todas as gentes, de todos os credos, cidadã de todos os cantos do mundo onde ainda se canta e se dança com amor e alegria à vida trazida por aquela noticia: “Corra a dizer aos meus irmãos que Cristo ressuscitou”.
Amiga e companheira de Cristo por escolha e construção, Maria era formada em comunicação, não por alguma universidade, mas porque construiu com Cristo a capacidade de anunciar coisas boas, de fazer coisas boas, atividade que com Ele aprendeu e sempre buscou aliar à sua paixão pelas pessoas, principalmente pelos fracos, crianças, mulheres…
Não por acaso, sua experiência com o “jardineiro” naquela madrugada teve uma repercussão que chegou até nossos dias. Maria anunciou vida, amor e alegria aos desalentados e tristes.
Notícias ruins impactam, machucam e vão embora. Notícias boas ecoam pelo tempo, pelas casas e praças e pelo coração de todos.
Qual é a sua boa notícia hoje? Corra a dizer aos seus irmãos!
Sem. Lucas Gomes