2019, o ano da dependência do Senhor

Mais um ano se foi e pode­mos dizer, com toda a cer­te­za, “até aqui nos aju­dou o Senhor”! Ao olhar­mos para a cami­nha­da da nos­sa igre­ja em 2019, con­ta­bi­li­za­mos ganhos e avan­ços. Nós, enquan­to Equi­pe Pas­to­ral da Igre­ja Meto­dis­ta em Ita­be­ra­ba, bus­ca­mos sem­pre tirar de todas as cir­cuns­tân­ci­as apren­di­za­dos e dire­ci­o­na­men­tos de Deus para nos­sas vidas e para nos­sa igreja.

Cre­mos que pode­mos dizer com cer­ta mar­gem de segu­ran­ça que 2019 foi um ano desa­fi­a­dor para todos nós. Diver­sos fato­res exter­nos e inter­nos influ­en­ci­a­ram dire­ta ou indi­re­ta­men­te a cami­nha­da da nos­sa igre­ja. Cita­mos, por exem­plo, a tra­gé­dia em Bru­ma­di­nho, a mor­te dos meni­nos no cen­tro de trei­na­men­to do Fla­men­go, o vaza­men­to de petró­leo em boa par­te do lito­ral bra­si­lei­ro, a ten­são e pola­ri­za­ção polí­ti­ca dis­se­mi­na­da na soci­e­da­de. Para nós, em par­ti­cu­lar, trou­xe­ram gran­de pesar as per­das pre­ma­tu­ras do nos­so irmão Samu­el­zi­nho e da nos­sa irmã Carol.

Como pas­to­res, dian­te des­se cená­rio tão desa­fi­a­dor, nós nos vimos no limi­ar de nos­sa capa­ci­da­de, de nos­sas for­ças e de nos­sa fé. Con­tu­do, este ano difí­cil tor­nou ain­da mai­or a nos­sa con­vic­ção de que somos limi­ta­dos e de que depen­de­mos total e exclu­si­va­men­te do Senhor. Não damos con­ta de tudo, não temos todas as res­pos­tas e não acer­ta­mos sem­pre. Gra­ças a Deus pela Sua mise­ri­cór­dia por nos­sas vidas e por nos­sa igreja!

Somos ensi­na­dos des­de cedo que reco­nhe­cer per­das e limi­tes é sinal de fra­que­za. Assim, somos edu­ca­dos a sem­pre trans­mi­tir uma ima­gem de ven­ce­do­res. Que­re­mos ganhar tudo. Mas quem não sabe per­der, per­de sempre.

A ordem do dia é viver uma vida de plás­ti­co, uma vida arti­fi­ci­al. O que impor­ta é ser o(a) mais for­te, o(a) mais esperto(a) ou o(a) mais bonito(a). Entre­tan­to, viver de apa­rên­cia não refle­te quem somos de fato. Quan­do não usa­mos arti­fí­ci­os, des­co­bri­mos qua­li­da­des úni­cas que pro­vam o nos­so valor. É a vida que inte­res­sa, o que está vivo por den­tro é que tem valor, e não a facha­da que mos­tra­mos aos outros. Um impe­ra­ti­vo se impõe para aque­les que deci­dem seguir a Jesus. O Mes­tre dizia e con­ti­nua a dizer para nós hoje: “Se alguém qui­ser vir após Mim, que negue a si mes­mo, car­re­gue todo dia sua cruz e Me siga!”.

Sim, 2019 foi um ano mui­to difí­cil, mas tam­bém um ano mara­vi­lho­so! Um ano cheio de lutas, reve­ses, per­cal­ços, per­das e desa­fi­os, uma ver­da­dei­ra bên­ção, pois é no deser­to que expe­ri­men­ta­mos o sobre­na­tu­ral de Deus. Por isso, quan­to mais lutas tra­var­mos e quan­to mai­or elas forem, mais depen­den­tes de Deus sere­mos e mai­or será o reve­lar do poder, da pro­vi­são, da sobe­ra­nia e do amor d’Ele por nos­sas vidas.

Em meio às lutas e limi­ta­ções, encon­tra­mos a ami­za­de, a leal­da­de e a cum­pli­ci­da­de de mui­tos irmãos e irmãs da nos­sa comu­ni­da­de, que nos deram apoio em mui­tos momen­tos da nos­sa cami­nha­da. Gra­ti­dão a vocês e ao Senhor!

Nos­sas expec­ta­ti­vas são as melho­res pos­sí­veis para 2020 e nos­sa ora­ção é para que o Senhor con­ti­nue achan­do gra­ça em nos­sas vidas e pos­sa, pela Sua mise­ri­cór­dia, con­ti­nu­ar a nos usar para o lou­vor e a gló­ria do Seu Nome.

Dese­ja­mos a todos um 2020 sobre­na­tu­ral e sur­pre­en­den­te, na pre­sen­ça do Senhor. Que Jesus os(as) aben­çoe hoje e sempre!

Feliz ano novo!

Tia­go e Lau­ra Valen­tin, pastores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.