Mais um ano se foi e podemos dizer, com toda a certeza, “até aqui nos ajudou o Senhor”! Ao olharmos para a caminhada da nossa igreja em 2019, contabilizamos ganhos e avanços. Nós, enquanto Equipe Pastoral da Igreja Metodista em Itaberaba, buscamos sempre tirar de todas as circunstâncias aprendizados e direcionamentos de Deus para nossas vidas e para nossa igreja.
Cremos que podemos dizer com certa margem de segurança que 2019 foi um ano desafiador para todos nós. Diversos fatores externos e internos influenciaram direta ou indiretamente a caminhada da nossa igreja. Citamos, por exemplo, a tragédia em Brumadinho, a morte dos meninos no centro de treinamento do Flamengo, o vazamento de petróleo em boa parte do litoral brasileiro, a tensão e polarização política disseminada na sociedade. Para nós, em particular, trouxeram grande pesar as perdas prematuras do nosso irmão Samuelzinho e da nossa irmã Carol.
Como pastores, diante desse cenário tão desafiador, nós nos vimos no limiar de nossa capacidade, de nossas forças e de nossa fé. Contudo, este ano difícil tornou ainda maior a nossa convicção de que somos limitados e de que dependemos total e exclusivamente do Senhor. Não damos conta de tudo, não temos todas as respostas e não acertamos sempre. Graças a Deus pela Sua misericórdia por nossas vidas e por nossa igreja!
Somos ensinados desde cedo que reconhecer perdas e limites é sinal de fraqueza. Assim, somos educados a sempre transmitir uma imagem de vencedores. Queremos ganhar tudo. Mas quem não sabe perder, perde sempre.
A ordem do dia é viver uma vida de plástico, uma vida artificial. O que importa é ser o(a) mais forte, o(a) mais esperto(a) ou o(a) mais bonito(a). Entretanto, viver de aparência não reflete quem somos de fato. Quando não usamos artifícios, descobrimos qualidades únicas que provam o nosso valor. É a vida que interessa, o que está vivo por dentro é que tem valor, e não a fachada que mostramos aos outros. Um imperativo se impõe para aqueles que decidem seguir a Jesus. O Mestre dizia e continua a dizer para nós hoje: “Se alguém quiser vir após Mim, que negue a si mesmo, carregue todo dia sua cruz e Me siga!”.
Sim, 2019 foi um ano muito difícil, mas também um ano maravilhoso! Um ano cheio de lutas, reveses, percalços, perdas e desafios, uma verdadeira bênção, pois é no deserto que experimentamos o sobrenatural de Deus. Por isso, quanto mais lutas travarmos e quanto maior elas forem, mais dependentes de Deus seremos e maior será o revelar do poder, da provisão, da soberania e do amor d’Ele por nossas vidas.
Em meio às lutas e limitações, encontramos a amizade, a lealdade e a cumplicidade de muitos irmãos e irmãs da nossa comunidade, que nos deram apoio em muitos momentos da nossa caminhada. Gratidão a vocês e ao Senhor!
Nossas expectativas são as melhores possíveis para 2020 e nossa oração é para que o Senhor continue achando graça em nossas vidas e possa, pela Sua misericórdia, continuar a nos usar para o louvor e a glória do Seu Nome.
Desejamos a todos um 2020 sobrenatural e surpreendente, na presença do Senhor. Que Jesus os(as) abençoe hoje e sempre!
Feliz ano novo!
Tiago e Laura Valentin, pastores