Seu coração é uma bomba-relógio?

Caim e Abel”,
por Wilhelm Rup­pre­cht (1925)

Um dos epi­só­di­os mais cho­can­tes rela­ta­dos na Bíblia é o assas­si­na­to de Abel pelas mãos de seu pró­prio irmão, Caim. O livro de Gêne­sis nos reve­la o seguin­te: “Abel tor­nou-se pas­tor de ove­lhas, e Caim, agri­cul­tor. Pas­sa­do algum tem­po, Caim trou­xe do fru­to da ter­ra uma ofer­ta ao Senhor. Abel, por sua vez, trou­xe as par­tes gor­das das pri­mei­ras cri­as do seu reba­nho. O Senhor acei­tou com agra­do Abel e sua ofer­ta, mas não acei­tou Caim e sua ofer­ta. Por isso Caim se enfu­re­ceu e o seu ros­to se trans­tor­nou. O Senhor dis­se a Caim: ‘Por que você está furi­o­so? Por que se trans­tor­nou o seu ros­to? Se você fizer o bem, não será acei­to? Mas, se não o fizer, sai­ba que o peca­do o ame­a­ça à por­ta; ele dese­ja con­quis­tá-lo, mas você deve domi­ná-lo’. Dis­se, porém, Caim a seu irmão Abel: ‘Vamos para o cam­po’. Quan­do esta­vam lá, Caim ata­cou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor per­gun­tou a Caim: ‘Onde está seu irmão Abel?’ Res­pon­deu ele: ‘Não sei; sou eu o res­pon­sá­vel por meu irmão?’” (Gn 4:2b‑9).

Deus se agra­dou da ofer­ta de Abel, mas de Caim não, e, por inve­ja, um irmão tirou a vida do outro. É qua­se ina­cre­di­tá­vel esse des­fe­cho. Como uma situ­a­ção des­sas pôde aca­bar em mor­te? Acon­te­ce que essa ati­tu­de extre­ma foi resul­ta­do de uma alma enfer­ma. O pro­ble­ma não esta­va em Deus nem com Abel, mas den­tro do cora­ção de Caim. A ori­gem do con­fli­to é o fato de Deus não ter se ale­gra­do com a ofer­ta de Caim. Tal­vez você pos­sa pen­sar: “Mas Caim ofer­tou aqui­lo que ele tinha, o ‘fru­to da ter­ra’”. Entre­tan­to, a tra­di­ção semi­ta de ofer­ta a Deus esta­va liga­da ao sacri­fí­cio, ou seja, uma vida deve­ria ser entre­gue em favor de outras; no caso, um ani­mal seria sacri­fi­ca­do para que o ofer­tan­te “ganhas­se” vida. Con­tu­do, alguns estu­di­o­sos vão dizer que, mais do que a ausên­cia de sacri­fí­cio na ofer­ta de Caim, o desa­gra­do de Deus se deu pela má inten­são do cora­ção de Caim.

Quan­do Deus ques­ti­o­na Caim sobre seu irmão, sua res­pos­ta é reve­la­do­ra: “Sou eu res­pon­sá­vel pelo meu irmão?”. Já exis­tia no cora­ção de Caim um sen­ti­men­to de indi­fe­ren­ça, quem sabe de rai­va, ciú­me ou inve­ja. Pode­mos até con­jec­tu­rar que, se os irmãos tives­sem um bom rela­ci­o­na­men­to, Caim humil­de­men­te pode­ria ter pedi­do a Abel uma ove­lhi­nha para ofer­tá-la ao Senhor. Mas não. Com orgu­lho e arro­gân­cia, ele fez sua ofer­ta a Deus com o cora­ção mal-inten­ci­o­na­do, rai­vo­so e sober­bo. Todo o pro­ble­ma resi­dia no cora­ção doen­te de Caim. E veja o que um cora­ção ado­e­ci­do é capaz de gerar – no caso dos irmãos, a morte.

Mui­tas vezes esta­mos toman­do ati­tu­des e ten­do rea­ções des­pro­por­ci­o­nais e des­trui­do­ras, e atri­buí­mos a cau­sa a pes­so­as ou a Deus para nos jus­ti­fi­car e escon­der a ver­da­dei­ra cau­sa do que faze­mos. A inve­ja de Caim não tinha nada a ver com Abel e a ofer­ta mal-inten­ci­o­na­da não tinha nada a ver com Deus. Caim ficou furi­o­so com o ocor­ri­do, mas em nenhum momen­to pro­cu­rou Abel para, quem sabe, como suge­ri, pedir-lhe uma ove­lha ou para sim­ples­men­te ter um bom rela­ci­o­na­men­to com o irmão. Caim tam­pou­co abriu seu cora­ção para Deus. O tex­to bíbli­co diz que seu ros­to se trans­tor­nou, mas ele não colo­cou para fora sua fúria.

O que você tem guar­da­do em seu cora­ção? Seja o que for, coloque‑o para fora o quan­to antes. Guar­dar mágo­as, frus­tra­ções ou des­con­ten­ta­men­to irá feri-lo cada vez mais, e reter isso den­tro de você pode se trans­for­mar numa ver­da­dei­ra bom­ba-reló­gio, que pode até demo­rar para estou­rar, mas, quan­do isso acon­te­cer, o seu alcan­ce e os efei­tos cola­te­rais pode­rão ser devastadores.

Lem­bre-se: Deus nun­ca des­pre­za um cora­ção que­bran­ta­do e contrito.

Do ami­go e pastor,

Pr Tiago Valentim

Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.