O Senhor Jesus já havia prometido o derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos. Em uma ocasião anterior, Ele Se apresentou na Festa dos Tabernáculos e ofereceu um dos convites mais profundos que o mundo já tinha recebido.
“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-Se em pé, e clamou, dizendo: ‘Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre’. E isto disse Ele do Espírito que haviam de receber os que n’Ele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (Jo 7:37–39).
De acordo com essa passagem, o Espírito Santo não estava disponível no tempo em que Jesus Cristo proferiu essas palavras, e com certeza não estava disponível antes daquele tempo também.
Neste domingo, 28 de maio, cinquenta dias depois da Páscoa, lembramos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, conforme relatado no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos. Isso não quer dizer que o Espírito age somente nesse dia; pelo contrário, Ele age a tempo e fora de tempo! Na comemoração do Dia de Pentecostes, o que temos é o fechamento deste tempo Pascal, tão especial para nós que vivemos muito intensamente a morte e a ressurreição de Jesus.
Deus quer nos dar um novo impulso, uma trajetória guiada por Sua voz refletindo-se em toda a nossa vida, em nossas atitudes, escolhas e relacionamentos, e não somente nos momentos de oração.
O Espírito Santo é Aquele que tudo faz e realiza. Na criação do mundo, Ele “pairava sobre as águas” (Gn 1:2). No Antigo Testamento, era Ele que falava pelos profetas. Depois da morte de Jesus, foi Ele que encorajou os discípulos a anunciarem a todas as pessoas a grande graça que é conhecer o amor de Deus por nós!
Desejar essa intimidade é fundamental, mas essa experiência é muito particular de cada um de nós. E o realizar disso depende de darmos abertura para que o Espírito Santo se torne nosso amigo.
O Espírito Santo é Aquele que nos acompanha na vida e nos sustenta. Sem Ele nada faríamos de bom. Tudo o que dá certo e produz bons frutos na minha e na sua vida é por graça d’Ele, sabia?
Você quer mais? Muito mais? Então Clame! Tenha intimidade com o Espírito Santo todos os dias. O Santo Espírito é criativo, ousado, inspira-nos com bons desejos e sacia nossa alma com o alimento espiritual. Ele quer acender novamente aquela chama viva da nossa fé que arde por Deus e por Sua vontade!
Que neste Dia de Pentecostes convidemos o Espírito Santo para reinar sobre nós como indivíduos, famílias e Igreja!
Pastor Lucas Gomes