A poderosa semente do Evangelho

O Seme­a­dor”, por Jor­ge Coc­co San­tán­ge­lo (2017)

A ver­da­de é que, se alguém qui­ser expe­ri­men­tar a ver­da­dei­ra sal­va­ção, essa pes­soa pre­ci­sa saber e enten­der como Deus nos sal­va, o que é par­te vital do Evangelho.

Mas o Evan­ge­lho é mui­to mais do que isso. O Evan­ge­lho des­cre­ve os parâ­me­tros pelos quais Deus se rela­ci­o­na conos­co e como Ele tra­ba­lha em nos­sa vida.

Vamos ler Colos­sen­ses 1:3–6: “Gra­ças damos a Deus, Pai de nos­so Senhor Jesus Cris­to, oran­do sem­pre por vós, des­de que ouvi­mos falar da vos­sa fé em Cris­to Jesus, e do amor que ten­des a todos os san­tos, por cau­sa da espe­ran­ça que vos está reser­va­da nos céus, da qual antes ouvis­tes pela pala­vra da ver­da­de do Evan­ge­lho, que já che­gou a vós, como tam­bém está em todo o mun­do; e já vai fru­ti­fi­can­do, como tam­bém entre vós, des­de o dia em que ouvis­tes e conhe­ces­tes a gra­ça de Deus em verdade”.

Veja como Pau­lo conec­ta o fato de o Evan­ge­lho estar fru­ti­fi­can­do com o prin­cí­pio da gra­ça de Deus em ver­da­de, que os anti­gos cris­tãos enten­di­am mui­to bem.

Assim como o amor de Cris­to, a gra­ça de Deus tem lar­gu­ra, com­pri­men­to, altu­ra e pro­fun­di­da­de (com­pa­re com Efé­si­os 3:17–19). Pelo Espí­ri­to San­to, pode­mos explo­rar a lar­gu­ra, o com­pri­men­to, a altu­ra e a pro­fun­di­da­de do Evan­ge­lho a fim de poder­mos com­pre­en­der a gra­ça de Deus em ver­da­de. O resul­ta­do des­sa reve­la­ção é que o Evan­ge­lho irá come­çar a fru­ti­fi­car e a cres­cer de uma for­ma como nun­ca expe­ri­men­ta­mos antes.

Os Atos dos Após­to­los são o livro da mis­são rea­li­za­da sob o pro­ta­go­nis­mo do Espí­ri­to San­to. Pen­te­cos­tes con­ti­nua na mis­são dos após­to­los. O Espí­ri­to do alto con­ver­te Pedro e a Igre­ja de Jeru­sa­lém da visão de um cris­ti­a­nis­mo vol­ta­do ape­nas para judeus numa men­sa­gem diri­gi­da ao amplo hori­zon­te da huma­ni­da­de e dos con­fins do mun­do. Sob ini­ci­a­ti­va do Espí­ri­to San­to, acon­te­ce o batis­mo dos pri­mei­ros gen­ti­os. Ou seja, o Espí­ri­to San­to está sem­pre conos­co, impul­si­o­nan­do a missão.

E no momen­to atu­al não é dife­ren­te. Esti­ve em Caça­pa­va, no Pro­je­to Mis­si­o­ná­rio “Uma Sema­na pra Jesus”, vi com meus pró­pri­os olhos o agir pode­ro­so do Espí­ri­to e sei que Ele fará ger­mi­nar as semen­tes plan­ta­das por nós.

Assim como Ele pode fazer ger­mi­nar a semen­te do Evan­ge­lho em sua famí­lia, no seu tra­ba­lho, na sua facul­da­de ou esco­la… Onde você lan­çar essa semen­te, o poder do Espí­ri­to San­to a fará germinar.

Pr. Lucas Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.