Quase todos nós nos lembramos daquela canção infantil que diz: “O telefone do céu é a oração”.
E essa pequena canção me fez pensar: se tivéssemos o telefone de Deus, quantas vezes por dia ligaríamos para Ele? Talvez ligássemos para perguntar algo, para pedir um conselho, para pedir uma graça, para bater um papo. Pensando bem, teríamos que ter um plano especial de telefonia para favorecer tamanha conta telefônica. Isso porque não dispensaríamos a oportunidade de falar com Deus.
Como é possível que milhões de pessoas orem simultaneamente, e em diferentes línguas, e nosso Pai Celestial esteja pronto para ouvir e responder ao mesmo tempo? Não consigo entender como isso acontece. Só sei que funciona!
A oração é, sem dúvida, a melhor forma de alcançarmos o reino de Deus com todas as suas virtudes.
A oração é o poder para nos comunicarmos com Deus; é a maneira de interagirmos, dialogarmos, nos relacionarmos com Ele. Você entendeu? Estou dizendo que, com essa graça chamada “oração”, eu tenho a capacidade de me comunicar e entrar na presença do Ser totalmente soberano, glorioso e eterno, o único perfeito, revestido de santidade e magnificência: Deus. Por meio da oração, o imperfeito se encontra com o Perfeito. Você consegue compreender a profundidade disso? Isso é simplesmente maravilhoso!
A oração é muito mais do que um momento de lançarmos a Deus nossas necessidades. Na oração, não podemos nos limitar a pedir, pedir e pedir… A oração é um momento íntimo de devoção pessoal, comunhão e adoração a Deus: você fala, mas também ouve! É um momento ímpar, que transcende nosso entendimento!
Existe muito poder a ser desfrutado ao perseverarmos na oração. Lembrem-se da história do homem importunado em seu sono por um amigo pedindo pão, de acordo com Lucas 11:8: “Digo-vos que, se não se levantar para [dar-lhe o pão] por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade”. E não esqueçam da parábola que Jesus contou “sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18:1–8). A perseverança é o grande teste de genuinidade da vida cristã.
Louvo a Deus pelos crentes que têm perseverado em oração durante sessenta, setenta, oitenta anos! Oh! Que sejamos um povo de oração e que todos os nossos dias sejam cheios de orações ao Senhor de todo o poder e de todo o bem. Será bom dizermos no final da vida: “Completei a carreira, guardei a fé” por meio da oração.
Pastor Lucas Gomes