O poder da oração

Segun­do Richard Fos­ter, autor de a Cele­bra­ção da Dis­ci­pli­na, “a ora­ção nos arre­mes­sa à fron­tei­ra da vida espi­ri­tu­al. É pes­qui­sa ori­gi­nal em ter­ri­tó­rio inex­plo­ra­do. A medi­ta­ção nos intro­duz na vida inte­ri­or; o jejum é um recur­so con­co­mi­tan­te, mas a Dis­ci­pli­na da Ora­ção é que nos leva à obra mais pro­fun­da e mais ele­va­da do espí­ri­to huma­no. A ora­ção ver­da­dei­ra cria e trans­for­ma a vida”.

Isso quer dizer que a base, o fun­da­men­to da nos­sa vida cris­tã não exis­te sem a ora­ção. Orar é mudar, pri­mei­ro a nos­sa pró­pria rea­li­da­de e, depois, a rea­li­da­de que está à nos­sa vol­ta, pois “a ora­ção traz à exis­tên­cia as coi­sas que não exis­ti­am”. Quan­do ora­mos, len­ta e gra­ci­o­sa­men­te, Deus reve­la nos­sos escon­de­ri­jos e nos livra deles.

Tia­go 4:3 diz: “Pedi e não rece­beis, por­que pedis mal, para esban­jar­des em vos­sos pra­ze­res”. Pedir “cor­re­ta­men­te” envol­ve pai­xões trans­for­ma­das, reno­va­ção total. Por­tan­to, o pri­mei­ro fru­to da ora­ção, além de uma apro­xi­ma­ção da minha pes­soa com a pes­soa de Deus, é o de gerar mudan­ças em minha vida, na minha fé e em minha for­ma de enxer­gar e con­du­zir minha existência.

Mar­ti­nho Lute­ro uma vez decla­rou: “Tenho tan­to o que fazer que não pos­so pros­se­guir sem pas­sar três horas dia­ri­a­men­te em ora­ção”. Em outras pala­vras, ele quis expres­sar que a ora­ção era o supor­te e o dire­ci­o­na­men­to para todas as ati­vi­da­des de sua vida. Jesus, ante­ri­or­men­te a Lute­ro, tam­bém conhe­cia essa pre­mis­sa. Ele sabia que, sem uma vida de ora­ção, não pode­ria pros­se­guir com os pla­nos que o pró­prio Pai tra­ça­ra para Ele (leia Mc 1:12–13 e Mc 1:35–39). Quan­do Jesus ora­va, Ele se for­ta­le­cia e conhe­cia da par­te do Pai a Sua von­ta­de, rece­bia do Pai a unção, rece­bia do Pai a cora­gem para fazer o que era neces­sá­rio ser feito.

Por­tan­to, um dos bene­fí­ci­os da ora­ção é mudar a nós mes­mos; o outro é o de conhe­cer a von­ta­de de Deus para nos­sas vidas. A ora­ção tam­bém nos apro­xi­ma da inti­mi­da­de com Deus, aumen­tan­do assim a nos­sa fé. A ora­ção gera cura! A cura inte­ri­or e a cura do mun­do. Por isso, pre­ci­sa­mos apren­der a ser ousa­dos na ora­ção, conhe­cer a for­ça da ora­ção. Para isso, pre­ci­sa­mos orar mais.

Temos medo de ser ousa­dos na ora­ção com receio de que ela não seja res­pon­di­da. À medi­da que nos apro­fun­dar­mos no ato de orar e em nos­so tem­po para isso, Deus irá dire­ci­o­nan­do a nos­sa ora­ção. Ora­ção tam­bém requer um cer­to tem­po de silên­cio. Deve­mos come­çar nos­sa ora­ção reco­nhe­cen­do ser Deus o Senhor de nos­sas vidas e pres­tan­do a Ele lou­vor e gló­ria; depois, ini­ci­a­mos um pro­ces­so de diá­lo­go com Deus, por meio do qual comu­ni­ca­mos a Ele nos­sos sen­ti­men­tos e dese­jos; depois, em espí­ri­to de ora­ção, aguar­da­mos que o Espí­ri­to San­to se mani­fes­te e con­ti­nue a dire­ci­o­nar nos­sa comu­ni­ca­ção com Deus.

Mas, mui­to mais do que uma expli­ca­ção, o que pre­ci­sa­mos é viven­ci­ar a ora­ção, sen­ti-la, dese­já-la e mer­gu­lhar cada vez mais pro­fun­da­men­te nes­sa prá­ti­ca de vida.

Que Deus nos aju­de a orar cada vez mais e a conhe­cer Seus reais pla­nos para as nos­sas vidas e para a nos­sa igreja.

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Pr. Tia­go Valentin

One Reply to “O poder da oração”

  1. Bom dia sou nova na igre­ja meto­dis­ta fui rece­bi­da com mui­to amor pela pas­to­ra Rose­li e pelos irmãos des­te en então Tenho rece­bi­do mui­tas ben­çãos Gra­ças a Deus estou mui­to feliz por estar por estar sen­do mem­bro da Igre­ja Meto­dis­ta sei que ain­da não conhe­ço todos dou­tri­na Por­que até então nun­ca tinha entra­do nes­sa igre­ja já fre­quen­tei Assem­bleia de Deus por 30 anos foi a pri­mei­ra igre­ja evan­gé­li­ca que eu entrei e me sen­ti assim o calor da ora­ção da pas­to­ra que é mui­to boa aqui em Mogi Gua­çu os irmãos me aco­lhe­ram com mui­to amor com mui­to cari­nho então tô par­ti­ci­pan­do da igre­ja dos cul­tos para fazer acho que um mês já e tô mui­to feliz mes­mo Tenho rece­bi­do mui­tas ben­ção gra­ças a Deus entrei ali com a vida mui­to difí­cil no momen­to mui­to difí­cil pro­ble­ma com meu filho dro­gas com pro­ble­mas aqui den­tro de casa fal­tan­do as coi­sas mas gra­ças a Deus do momen­to que eu colo­quei o pé na igre­ja foi bem aco­lhi­da bem rece­bi­da com as ora­ções com as cor­ren­tes que a gen­te faz nós esta­mos em ora­ção essa sema­na por 21 quar­ta-fei­ra 21 dia par­tir de ontem gra­ças a Deus cor­ren­te da Meto­dis­ta no Bra­sil intei­ro todas as Meto­dis­ta do Bra­sil fora do Bra­sil é o que eu enten­di até ago­ra eu acho e tô mui­to feliz Tenho rece­bi­do bem assim meu filho um empre­go eu fui na igre­ja era um dia de quin­ta-fei­ra no dia de domin­go é domin­go quan­do foi a segun­da-fei­ra já abriu as por­tas da igre­ja meu filho ele tá tra­ba­lhan­do gra­ças a Deus eu tam­bém e as coi­sas têm con­se­gui fazer des­pe­sa que eu não tinha nada mas não comen­tei com nin­guém da igre­ja e cama estou indo gra­ças a Deus estou mui­to feliz mes­mo gos­ta­ria de rece­ber mais infor­ma­ções de apren­der mais e ser cada dia eu vou apren­der mais em nome do Senhor Jesus amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.