Não desista

Por que não desis­tir? Nes­te mun­do con­tur­ba­do e cheio de desa­fi­os, todos nós vive­mos situ­a­ções que mui­tas vezes nos impe­dem de cami­nhar. Enfren­ta­mos adver­si­da­des na área fami­li­ar, na área pro­fis­si­o­nal e nos rela­ci­o­na­men­tos ou mes­mo enfer­mi­da­des tão difí­ceis que nos levam a pen­sar em desis­tir de lutar.

Fre­quen­te­men­te nos encon­tra­mos na mes­ma posi­ção do povo hebreu, que, após a fuga do Egi­to, viu-se encur­ra­la­do entre o Mar Ver­me­lho e o exér­ci­to do faraó. Não havia saí­da segu­ra: fican­do para­dos, seri­am cap­tu­ra­dos pelo ini­mi­go e atra­ves­sar o mar era uma tare­fa impos­sí­vel. Mui­tos foram toma­dos por um gran­de sen­ti­men­to de decep­ção e fra­cas­so e pas­sa­ram a ques­ti­o­nar Moi­sés: “Não é isso o que te dis­se­mos no Egi­to: dei­xa-nos, para que sir­va­mos os egíp­ci­os? Pois melhor nos fora ser­vir aos egíp­ci­os do que mor­rer­mos no deser­to” (Êx 14:12). Con­tu­do, Moi­sés acre­di­ta­va no livra­men­to do Senhor e no cum­pri­men­to de Sua pro­mes­sa de libertação.

E o Deus que cami­nha com o povo, Jeo­vá Nis­si, cum­priu o que havia pro­me­ti­do. Ele dis­se que liber­ta­ria os isra­e­li­tas da escra­vi­dão do faraó e o fez. Hoje, nós tam­bém temos cer­te­za de que Deus con­ti­nua cami­nhan­do conos­co. O Jeo­vá Ema­nu­el, o Deus conos­co, está entre nós e per­ma­ne­ce­rá para sem­pre. Estas foram as pala­vras de Jesus a Seus dis­cí­pu­los: “E eis que estou con­vos­co todos os dias até à con­su­ma­ção do sécu­lo” (Mt 28:20b).

Assim como o Senhor liber­tou os hebreus e deu con­di­ções para sua fuga, cre­mos que Ele con­ti­nua agin­do e atu­an­do na his­tó­ria de Seu povo. Ain­da que não veja­mos solu­ção para deter­mi­na­do pro­ble­ma, somos con­vi­da­dos a depo­si­tar nos­sa fé n’Aquele que pode todas as coi­sas, n’Aquele que é capaz de abrir mares, n’Aquele que ven­ceu a mor­te. Por isso, não deve­mos desis­tir dos sonhos e pro­je­tos de Deus para nos­sas vidas. A pala­vra do Senhor a Moi­sés foi cla­ra: “Diga ao povo que mar­che”, isto é, que eles não dei­xas­sem de crer e cami­nhas­sem na dire­ção cor­re­ta, por­que Ele iria abrir o caminho.

A nós nos cabe con­ti­nu­ar mar­chan­do fir­mes nos pro­pó­si­tos do Senhor. Se deci­sões, ati­tu­des e esco­lhas pre­ci­sem ser fei­tas ain­da que as cir­cuns­tân­ci­as sejam con­trá­ri­as, deve­mos dar pas­sos de fé para ver­mos o livra­men­to do Senhor. Jesus sem­pre está ao nos­so lado para ouvir nos­so lamen­to, para sen­tir nos­sa angús­tia, para enxu­gar nos­sas lágri­mas. Ele conhe­ce nos­sas lutas e limi­ta­ções e está sem­pre dis­pos­to a nos esten­der a mão, a nos levan­tar do pó e a nos dar um novo âni­mo para que se con­cre­ti­ze aqui­lo que Ele tem pre­pa­ra­do para cada um de nós.

Não desis­ta, por­que o Deus que abriu o Mar Ver­me­lho está ao seu lado e pode abrir os mares que estão dian­te de você!

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.