“Antes vale a agradar a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).
Todos nós almejamos, em certa medida, ser aceitos pelos outros, e essa aceitação passa por ganharmos a simpatia de todos por nós. Se tivermos um relacionamento agradável com as pessoas, naturalmente elas desejarão estar ao nosso lado.
Mas a pergunta que precisamos fazer é: é possível agradar a todas as pessoas, o tempo todo e em tudo? Certamente não! Contudo, o que costuma ocorrer é que, pelo medo ou insegurança de não sermos aceitos, buscamos agradar a todos sempre. Entretanto, essa busca por aceitação pode muitas vezes colocar em jogo nossa alegria, nossa satisfação e até mesmo nossa personalidade. O que acontece é que, para não desagradar, acabamos anulando nossa vontade, nossos sonhos, nossa forma de ser, e fatalmente passamos a viver insatisfeitos e infelizes.
Em Atos 5:29, o apóstolo Pedro declara que “antes importa agradar a Deus do que aos homens”. Ele faz essa afirmação diante do julgamento que resultou do “crime” que havia cometido, juntamente com João, ao curar um coxo na porta Formosa (At 3). As autoridades determinaram que os dois apóstolos não tomassem mais esse tipo de atitude e muito menos pregassem o Cristo que cura e liberta as pessoas. Daí a resposta de Pedro.
Certamente esse é o melhor caminho para trilharmos: agradar a Deus antes de tudo. Portanto, nossa preocupação primeira deve ser obedecer a Deus, mesmo que isso desagrade algumas pessoas. Uma atitude que pode nos ajudar nesse sentido – e ser profundamente libertadora – é dizer não.
Parece simples e, para alguns, pode ser muito natural, mas, para a maioria, dizer “não” exige um árduo aprendizado. Muitas pessoas têm grande dificuldade em negar algo que lhe é solicitado. Seu medo é que, ao fazer isso, irá desagradar o outro e, como queremos sempre agradar para sermos aceitos, acabamos dizendo sim, ainda que queiramos ou precisemos dizer não.
É possível que dizer não a uma solicitação gere algum desconforto, mas, se dissermos sim para tudo, nós é que ficaremos desconfortáveis e, a longo prazo, nos tornaremos reféns de uma situação que nos oprime e nos anula.
Respeite seus limites, respeite sua personalidade, respeite sua agenda, respeite seus valores e a fé que você professa. Diga não sem medo, pois Deus já disse sim para você. Ele diz: “Sim, Eu te amo!”; “Sim, Eu te perdoo!”; “Sim, Eu te aceito!”; “Sim, você é único e especial para Mim!”.
Dizendo sim para a vontade de Deus,
Rev. Tiago Valentin