É urgente falar sobre este assunto diante das adversidades da vida moderna. São várias as dificuldades por que passamos: estresse, cansaço físico e mental, vida espiritual minguando, e por aí vai. Você pode achar que não tem mais forças para lutar, pode estar se sentindo fraco e sem esperança para continuar, mas saiba que as boas novas existem para você!
Nada melhor do que o exemplo de Maria Madalena, que foi cedo ao túmulo de Jesus para embalsamar Seu corpo, mas encontrou o túmulo vazio. Imagino que, naquela hora, o chão lhe tenha saído dos pés e o desespero tenha tomado seu coração. Ninguém a havia amado como Jesus. “Maria, porém, ficou prostrada à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro” (Jo 20:11).
Ainda que Jesus tivesse falado aos discípulos sobre a Sua ressurreição – e acredito que Madalena esperava que isso ocorresse –, naquele dia ela havia ido cedo ao sepulcro já conformada em encontrá-Lo morto, porém acabou sendo surpreendida. Na verdade, não foi bem uma surpresa, mas um susto: “Roubaram o corpo!”.
O Senhor não a surpreendeu simplesmente; Ele deu a ela o privilégio de ser a primeira a vê-Lo ressuscitado! Note a preocupação de Jesus em consolá-la: “Mulher, por que choras?”. Inicialmente, Ele a chamou de mulher, como todos os outros a chamavam, porém, quando Ele se referiu a ela uma segunda vez dizendo “Maria”, ela o reconheceu imediatamente! O consolo daquele coração era estar com seu Senhor.
Assim como Maria Madalena, todos nós enfrentamos diariamente batalhas que nos colocam prostrados na tristeza e cada um fechado em sua individualidade. No entanto, estamos em frentes de batalhas diariamente.
Como se não bastassem todos os percalços da vida, ainda temos de arrumar tempo para estudar, trabalhar, conviver com a família e com amigos, cumprir compromissos ministeriais, e a lista continua.
Contudo, é na nossa fraqueza que a força do Senhor trabalha e nos coloca de pé. “Pois, ainda que um justo caia sete vezes, sete vezes tornará a erguer-se” (Pv 24:16a). O Senhor é a esperança que nos encontra caídos, estende-nos a mão e nos enxerga com olhos de amor. Mantenha firme a sua fé e não olhe para as circunstâncias. Tenha certeza de que Deus está reerguendo sua vida nessa hora.
Pastor Lucas Gomes