Como atuo na área da saúde, posso comparar a família com uma célula do nosso corpo. Células são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Família também é uma unidade estrutural, formada de pessoas que se relacionam.
Todas as células derivam de células pré-existentes. A família também é composta de indivíduos (o casal) oriundos de outras famílias, cada um com seus hábitos, costumes e tradições, mas que, aos poucos, vão definindo o modo e o estilo da família que se formou, sobretudo depois da chegada dos filhos. E esse novo núcleo familiar pode ser diferente ou parecido com a família de origem.
Células são complexas. Algumas famílias também. Indivíduos que moram sob o mesmo teto e pensam de maneiras diferentes às vezes podem ter muitos atritos, os quais serão contornados de maneira tranquila ou não.
A família nasce de um encontro de duas pessoas que se amam ou têm afinidades e, com a chegada dos filhos, vão crescendo e amadurecendo, de acordo com o ciclo da vida: nascer, crescer, envelhecer e morrer.
Para não morrer, a família precisa ser como a pele, órgão do corpo que tem a maior capacidade de renovação. Na família, renovação quer dizer ter um compromisso recíproco de respeito e admiração o tempo todo.
As células agrupadas, formam os tecidos. Os tecidos, por sua vez, dão origem aos órgãos. E todos juntos vão desempenhar uma determinada função. A família, sendo um grande projeto de Deus, deve ser nutrida dia a dia, como os tecidos. E todos os membros, agrupados e unidos, também vão desempenhar uma função, que é a de cumprir o propósito e o sonho de Deus para cada um nesta terra: amar, respeitar e obedecer ao Senhor e alcançar outras vidas.
O seio da família deve ser um lugar de aconchego, e não de brigas; de comunhão e colaboração, e não de disputas por poder.
As células se dividem, mas não deixam de fazer parte do corpo, assim como os filhos. Um dia eles vão formar suas próprias famílias, mas terão sempre um elo eterno com a família de origem.
Ao encerrarmos este Mês da Família, seja esta a nossa oração: Senhor, que os Teus olhos estejam voltados dia e noite para esta casa e para esta família, a fim de que o Teu nome seja exaltado. Amém!
Por Adriana Feitosa, integrante do Ministério de Casais da Igreja Metodista em Itaberaba