O que é de Deus permanece

Neste mês de junho, esta­mos come­mo­ran­do uma data mui­to espe­ci­al para a nos­sa igre­ja: os cin­co anos de implan­ta­ção e fun­ci­o­na­men­to dos PGs, os peque­nos gru­pos de dis­ci­pu­la­do. No iní­cio dos anos 2000, a Igre­ja Meto­dis­ta no Bra­sil deci­diu dar pri­o­ri­da­de e ênfa­se à prá­ti­ca bíbli­ca do dis­ci­pu­la­do. Diver­sas ações e ini­ci­a­ti­vas foram imple­men­ta­das para que, em todo o país, as comu­ni­da­des locais pudes­sem se orga­ni­zar e rea­li­nhar suas pri­o­ri­da­des e ênfa­se missionária.

Des­se modo, a Igre­ja Meto­dis­ta em Ita­be­ra­ba tam­bém ado­tou a dinâ­mi­ca do dis­ci­pu­la­do. Fize­mos isso não só por ser­mos uma igre­ja cone­xi­o­nal, mas prin­ci­pal­men­te por­que enten­de­mos que a vivên­cia do dis­ci­pu­la­do é de suma impor­tân­cia para a nos­sa comu­ni­da­de de fé. Tal­vez pos­sa­mos ques­ti­o­nar: mas a Igre­ja Meto­dis­ta até então não acha­va impor­tan­te o dis­ci­pu­la­do? Na ver­da­de, não exis­te igre­ja sem a prá­ti­ca do dis­ci­pu­la­do, pois essa é a essên­cia da nos­sa Mis­são: “Ide, fazei dis­cí­pu­los” (Mt 28:19). Na ver­da­de, a opção da Igre­ja foi dar ênfa­se a essa prá­ti­ca, desenvolvendo‑a com inten­ci­o­na­li­da­de. Assim, o dis­ci­pu­la­do dei­xou de ser algo ale­a­tó­rio e inerente.

Dis­ci­pu­la­do sig­ni­fi­ca basi­ca­men­te a bus­ca por ser seme­lhan­te a Jesus. É no dis­ci­pu­la­do que Deus, pela ação do Espí­ri­to San­to, res­tau­ra em nós Sua ima­gem e seme­lhan­ça. No dis­ci­pu­la­do, somos aper­fei­ço­a­dos e desa­fi­a­dos a pen­sar, falar, agir, viver como Jesus. As dife­ren­tes áre­as, minis­té­ri­os e ati­vi­da­des da Igre­ja con­tri­bu­em para esse pro­ces­so, mas é neces­sá­rio pri­o­ri­zar e sis­te­ma­ti­zar o dis­ci­pu­la­do. Jesus cele­bra­va nas sina­go­gas, ora­va, jeju­a­va, pre­ga­va, mas tam­bém ensi­na­va a Seus dis­cí­pu­los por meio do exem­plo. Rela­ci­o­nan­do-se com eles, Jesus sina­li­za­va o amor, a gra­ça e o poder de Deus.

Por isso, enten­de­mos que par­ti­ci­par dos minis­té­ri­os da igre­ja, fre­quen­tar a Esco­la Domi­ni­cal e o cul­to sole­ne e con­tri­buir de diver­sas for­mas com a obra de Deus são coi­sas fun­da­men­tais. Mas, sem a ênfa­se do dis­ci­pu­la­do, sem­pre fica­rá fal­tan­do algo, pois esse rela­ci­o­na­men­to inten­ci­o­nal na bus­ca por ser igual a Jesus não pode ser aleatório.

Mui­tos são os fru­tos des­tes cin­co anos de ênfa­se no dis­ci­pu­la­do na nos­sa comu­ni­da­de. Cito alguns: mai­or entro­sa­men­to entre as pes­so­as da igre­ja; inclu­são na vivên­cia comu­ni­tá­ria de pes­so­as que tinham uma rela­ção mui­to super­fi­ci­al com a igre­ja; exclu­são de ati­vi­da­des que não con­tri­buíam efe­ti­va­men­te para o cum­pri­men­to da Mis­são; des­per­ta­men­to de novas lide­ran­ças; for­ta­le­ci­men­to da Esco­la Domi­ni­cal; valo­ri­za­ção do pró­xi­mo, sobre­tu­do dos mar­gi­na­li­za­dos; e cres­ci­men­to no núme­ro de mem­bros e na arre­ca­da­ção. E, o mais impor­tan­te: aque­les e aque­las que estão envol­vi­dos com o dis­ci­pu­la­do têm, de manei­ra dife­ren­ci­a­da, cres­ci­do na fé, avan­ça­do no temor do Senhor, san­ti­fi­ca­do suas vidas e ama­du­re­ci­do espiritualmente.

Infe­liz­men­te, come­ça­mos com 16 gru­pos e hoje esta­mos com 12; ape­nas 50% dos mem­bros da igre­ja estão par­ti­ci­pan­do ati­va­men­te de um peque­no gru­po. Pode­ría­mos ser uma igre­ja ain­da mais for­te, rele­van­te e madu­ra se toda a comu­ni­da­de ou pelo menos todos os que podem esti­ves­sem dis­ci­pu­lan­do alguém e envol­vi­dos num peque­no grupo.

A Pala­vra de Deus diz que aqui­lo que é d’Ele per­ma­ne­ce. Cre­mos que a dinâ­mi­ca dos PGs é de Deus e por isso esta­mos rom­pen­do a bar­rei­ra dos cin­co anos. Mas ain­da há mui­to mais de Deus para nós! O cami­nho para avan­çar­mos de manei­ra expo­nen­ci­al na fé como pes­so­as e como comu­ni­da­de é um úni­co: o discipulado.

Um for­te abraço,

Pr Tiago Valentim

Tia­go Valen­tin, pas­tor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.