Certo dia, cansada da batalha da vida, percebi que, quanto mais lutava, mais difícil tudo se tornava. Oração, leitura da Palavra, cultos, ministrações poderosas, reuniões, tudo isso produzia um efeito prazeroso, mas com prazo de validade determinado. Aquele êxtase, aquela energia contagiante poderiam durar uma semana, um mês, um dia ou até o momento do próximo embate, luta ou provação.
Em determinado momento, eu me via já necessitando de algo novo que pudesse repor a energia e até mesmo a esperança de tempos melhores. O que faltava? O que estava errado?
Foi quando, num momento em que eu estava só, o Espírito Santo, cuidadosamente, sem movimentos sobrenaturais, sussurrou baixinho: “Importa quem você é”. Daí entendi que, para manter a chama acesa, a alegria viva e a esperança, não é necessário uma lista de tarefas, e sim ser como Ele é!
Podemos fazer milhares de coisas, participar de todas as programações da igreja, ler todas as devocionais e muito mais; contudo, se não andarmos como Ele andou, de nada se aproveitará. Seremos apenas mais um produto perecível no mundo cristão.
Em 1 João 2:5–6, lemos: “Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” Por esse texto, aprendemos que permanecer em Cristo requer uma expressão de vida que produz paz (Jo 16:33), resposta a oração (Jo 15:7), justiça (Fp 3:8–9), vida nova (2 Co 5:17) e frutificação espiritual (Jo 15:5).
As batalhas da vida se tornam um desafio, o qual deve ser vencido por meio da alegria de viver o renovo da Palavra, que nos fortalece e nos anima em qualquer tempo. Afinal, mesmo no momento de maior angústia, Jesus não desistiu! Pelo contrário, suportou a dor por amor de nós!
Hoje, ao realizar a lista de tarefas que tenho diariamente, eu a faço não por prazer momentâneo, mas sim com o amor que Ele me deu, com a certeza de que pertenço a um Deus eterno que me transforma e muda minhas prioridades. Estar com Ele e ser como Ele torna-se o início e o fim de todas as coisas.
Participar das atividades e realizá-las são consequências do meu desejo de segui-Lo. Por isso, hoje não sinto mais vazio. Ele preenche o meu ser e os meus dias, minhas dores e alegrias. Ele me sustenta na caminhada, tanto nos momentos de tempestade como nos de bonança. Estar com Ele é sempre o melhor. Ser como Ele e andar como Ele andou é a garantia de dias de vida abundante.
Assim como Jesus alcançou os vazios de vidas perdidas, podemos nos tornar instrumentos e testemunhos de que é possível estarmos cheios do Espírito que completa nossas lacunas e nos realiza como filhos de Deus. Basta estarmos ao Seu lado e andarmos como Ele.
Sem. Michelly Silva