Bra­sil, ter­ra de nin­guém! Será?

Tex­tos bási­cos: 1 Pedro 2:11–17; e Jó 38:1–12.

Temos vivi­do dias maus, dias ten­sos. A Copa se apro­xi­ma, as elei­ções tam­bém e com esses even­tos vêm mani­fes­ta­ções, insa­tis­fa­ção, gre­ves e mui­ta, mui­ta bagun­ça em nos­so país. A insa­tis­fa­ção é genuí­na, mas nem sem­pre a for­ma de mani­fes­tá-la tem sido a mais ade­qua­da. Que­re­mos gri­tar por­que, ao que pare­ce, nin­guém quer nos ouvir, e daí temos a sen­sa­ção de que o Bra­sil é, de fato, ter­ra de ninguém.

Tenho refle­ti­do exaus­ti­va­men­te sobre a expres­são aci­ma, pois, como cris­tã, conhe­ço o Deus da Bíblia, um Deus que é senhor da his­tó­ria, cri­a­dor da his­tó­ria e pre­sen­te nes­sa mes­ma his­tó­ria. O tex­to de Jó nos reve­la que, antes de “ser­mos”, Deus “era”; antes de pen­sar­mos, Deus pen­sou, falou e cri­ou. Será que um Deus que gerou todas as coi­sas por meio da Sua pala­vra se faria ago­ra ausen­te da Sua pró­pria cri­a­ção? A res­pos­ta a tal per­gun­ta é não! Deus ain­da é senhor abso­lu­to de todas as coi­sas. Ele é cri­a­dor e fei­tor per­fei­to da vida! Con­ti­nua olhan­do e cami­nhan­do conos­co e nos desa­fi­an­do a fazer­mos a dife­ren­ça, mes­mo em meio ao caos.

Por falar nis­so, o caos é uma gran­de opor­tu­ni­da­de de reor­ga­ni­za­ção e de mudan­ças. Pedro escre­ve sobre a impor­tân­cia de ser­mos sub­mis­sos, de cami­nhar­mos jun­to às auto­ri­da­des e de pro­mo­ver­mos o bem. Temos o hábi­to de recla­mar, mas tam­bém de não fazer nada em rela­ção às nos­sas recla­ma­ções. Ape­nas cri­ti­ca­mos, mui­tas vezes sem nos ofe­re­cer­mos para ser a mudan­ça a res­pei­to do que reclamamos.

Épo­ca de elei­ção é tem­po de “joe­lho no chão”; é tem­po de bus­car­mos o Senhor da his­tó­ria, o Senhor da nos­sa nação, para que nos ins­trua em quem votar. É tem­po de nos apro­pri­ar­mos da polí­ti­ca, de conhe­cer­mos não somen­te os can­di­da­tos, mas as ide­o­lo­gi­as que estão dan­do base às suas can­di­da­tu­ras. Pre­ci­sa­mos ser res­pon­sá­veis para depois não ficar­mos “sen­ta­dos, cho­ran­do”. Como cris­tãos, temos res­pon­sa­bi­li­da­de sobre as auto­ri­da­des que estão gover­nan­do nos­so país. E pode­mos ir além: deve­mos orar por elas!

Somos cida­dãos polí­ti­cos, se con­si­de­rar­mos que polí­ti­ca “é a arte de viver em comu­ni­da­de”; não pode­mos fechar nos­sos olhos e ape­nas mos­trar insa­tis­fa­ção. O Bra­sil não é “ter­ra de nin­guém”; é uma nação de habi­ta­ção do Deus Altís­si­mo, jus­to, mise­ri­cor­di­o­so e fiel, que tem poder para nos dar gover­nan­tes e legis­la­do­res que façam o bem a toda a nação.

Ore­mos por mise­ri­cór­dia! Ore­mos pelo fim da cor­rup­ção! Ore­mos para que o Espí­ri­to San­to nos ori­en­te na hora de votar! Ore­mos para que Deus con­du­za os líde­res do nos­so país! E ore­mos para que se levan­tem homens e mulhe­res de Deus que, tal como o pro­fe­ta Dani­el, não se per­mi­tam con­ta­mi­nar pelo poder, pela vai­da­de ou pelo dinhei­ro, mas sejam agen­tes da pro­mo­ção da jus­ti­ça, por­que o Rei­no de Deus é paz, jus­ti­ça e ale­gria no Espí­ri­to. E o Bra­sil é ter­ra de um gran­de Deus!

Pra. Laura

Pra. Lau­ra Rocha Cos­ta Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.