Jesus ressuscitou, e essa é a melhor notícia do seu dia! Aliás, essa é a melhor notícia da sua vida! Jesus ressuscitou e por isso fomos perdoados, fomos resgatados, ganhamos a vida eterna por meio de Cristo. Já não há mais nenhuma condenação para nós que estamos em Cristo Jesus, nosso Senhor!
A ressurreição muda nossa perspectiva, muda nossa forma de enxergar o mundo e de viver nele. Nas palavras do apóstolo Paulo, “se a nossa esperança em Cristo se restringe apenas a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os seres humanos” (1 Co 15:19). Ou seja, temos uma perspectiva de vida que vai além desta que vivemos hoje, e essa é uma certeza que nos leva a crer numa vida eterna e plena no céu.
Nossa esperança não está restrita a esta vida. Mas, enquanto não vivemos no céu, podemos experimentá-lo, ainda que parcialmente, aqui na Terra. Jesus disse que nos daria uma vida abundante e plena, e essa vida seria desfrutada aqui e no presente momento.
Contudo, por diversas vezes nossa vida não é abundante e nem temos esperança de uma vida melhor lá no céu. As lutas, as dificuldades, os dias maus nos abatem e abalam nossa fé. Para onde olhamos, só enxergamos problemas e às vezes nem na igreja vemos algo de bom. Esses momentos ou fases ruins fazem parte da nossa caminhada, e é neles que precisamos olhar para o lugar correto.
A ressurreição de Cristo é a prova de que todos os problemas podem ser solucionados. Diz o ditado que “só para a morte não podemos dar um jeito”, mas, na verdade, em Jesus até mesmo para morte Deus deu um jeito. O que significa que o triunfo da vida sobre a morte nos garante que, pela graça e misericórdia do Senhor, podemos enfrentar toda e qualquer situação e, mais do que isso, podemos vencer todos os problemas na força que vem d’Ele.
O segredo é olharmos para o lugar certo quando estamos enfrentarmos situações difíceis. Precisamos olhar para a cruz, porque ela está vazia. Quando olhamos para a cruz vazia, lembramo-nos do motivo por que ela está vazia, quem estava nela e onde Ele está agora. Quando olhamos para a cruz vazia, nossa esperança é renovada e somos reanimados a viver neste mundo turbulento.
A maioria dos contos infantis começa com a expressão “Era uma vez…”. Tais histórias em geral apresentam feitos heroicos, triunfalistas, míticos, e sabemos que quase todos ou todos esses contos são histórias de ficção, a maioria fantasiosa. Já a história da cruz vazia é épica e triunfal, mas sobretudo real. Sim, ela é verdadeira, porque cremos que Jesus ressuscitou e por isso podemos celebrar a vida. Mesmo em meio às lutas, não perdemos a esperança nem a fé, pois, quando olhamos para a cruz vazia, sabemos que Ele está conosco e que tudo está no controle de Suas mãos.
A ressurreição não é um faz de conta, mas poder de Deus para aqueles que creem.
Do amigo e pastor,
Pr. Tiago Valentin