Estamos começando, “aos poucos”, um novo ano. Novos desafios e oportunidades estão a surgir, num horizonte de possibilidades. Muito do que vamos vivenciar será semelhante ao que ocorreu no ano que se foi, mas certamente teremos novidades, pois quem vive com Deus vive em novidade de vida. Pois bem, vamos começar de novo!
Como sabemos, há muitos fatores sociais e econômicos que apontam para um cenário muito difícil em 2016, mas não devemos nos amedrontar. Não precisamos ter medo de começar de novo.
A Palavra de Deus nos apresenta diversos recomeços. Podemos até dizer que o nosso Deus é o “Deus dos recomeços”. Na Bíblia, não nos faltam exemplos de recomeço. Podemos citar Noé e o dilúvio, José do Egito, o êxodo do povo hebreu com Moisés, a entrada em Canaã, a restauração do sacerdócio com Samuel, a mudança de rei com Davi, a reconstrução de Jerusalém e, o mais importante de todos os recomeços, a vinda de Jesus!
Deus recomeça seus planos porque tem um objetivo do qual não abre mão: relacionar-Se com Sua criação. E todas as vezes que vemos Deus oferecendo novas oportunidades e caminhos para Seu povo é com a finalidade de tê-lo próximo a Si. Deus não desiste de Seus planos; Ele não desiste de nós.
Ao começarmos um ano, o mais importante para nós é termos clareza de quais são nossos objetivos. Eles nos movem, nos impulsionam, nos levam a seguir adiante.
Talvez um dos objetivos que você tenha estabelecido para 2016 seja concluir algo que deixou por fazer em 2015. Se for esse o caso, não tenha medo de recomeçar. Afinal, como dissemos, Deus é especialista em recomeços e, se você O colocar à frente, certamente vai prosperar em seus planos.
A crise é um fato. Definitivamente, não é apenas uma marolinha. Contudo, o Senhor é especialista em manifestar Sua graça e Seu poder em tempos de crise. Quando tudo vai mal, Ele abre portas, aplaina caminhos, move céus e terra a nosso favor. Nem que Ele tenha de acabar com tudo, como fez com o dilúvio, ou tenha de abrir mão de toda a Sua glória, tomando a forma de servo, Ele fará o que for preciso para que possamos começar um novo ano com fé, coragem, intrepidez e alegria.
Que a benção do Senhor esteja sobre nossas vidas e famílias durante todo este ano! Que 2016 fique marcado em nossa trajetória como o ano em que conhecemos ao Senhor face a face.
Recomeçando com a graça de Deus,
Rev. Tiago Valentin