Oportunidade significa circunstância ou cenário favorável para realizar algo. Por isso, dizemos que “a vida é feita de oportunidades”, ou seja, a vida nos apresenta diversas circunstâncias que nos favorecem para realizar algo positivo. A questão é se vamos aproveitar ou não essas oportunidades.
Podemos dizer que a obra de Cristo na cruz é o cenário favorável de Deus para nos salvar. Por meio do sacrifício de Jesus, temos a oportunidade de nos reconciliar com o Pai. O ministério de Jesus é marcado por encontros nos quais Ele dava às pessoas a oportunidade de uma nova vida. A grande maioria desses encontros resultou em decisões positivas de pessoas que aproveitaram a oportunidade de ter suas vidas curadas, libertadas, resgatadas e transformadas. Mas há também um exemplo de alguém que não aproveitou sua oportunidade. Estamos falando do jovem rico (Mt 19:16–26).
Um rapaz dono de muitas propriedades se aproximou de Jesus, vendo ali a oportunidade de ter suas práticas religiosas legitimadas por aquele rabino itinerante que ganhava fama e status na Judeia. Obter a aprovação de Jesus certamente lhe garantiria ainda mais respeito e admiração daqueles que com ele conviviam. Contudo, suas intenções foram frustradas, pois o que de fato interessava a Jesus eram as intenções ocultas naquele diálogo que o jovem rico estabeleceu com Ele. Por isso, o Mestre desafiou o jovem a não continuar apenas ostentando a aparência de religioso – mero cumpridor da Lei –, mas sim a render sua alma a Deus. Isso, porém, o jovem era incapaz de fazer. Abrir mão do que ocupava seu coração não era para ele uma alternativa. Resultado: ele perdeu uma grande oportunidade.
Por isso eu lhe pergunto: o que você tem feito com as oportunidades que Jesus tem lhe dado? Não encontramos na Bíblia nenhum registro posterior a esse encontro que nos revele qual foi o fim do jovem rico. O que podemos deduzir é que Jesus não foi atrás dele para convencê-lo a tomar uma decisão diferente.
Naquele contexto, encontrar com Jesus podia ser mesmo uma oportunidade única, mas atualmente, por meio do Espírito Santo, podemos ter encontros diários e constantes com Ele. Isso quer dizer que nossas oportunidades hoje são infinitas.
Deus trabalha o nosso caráter, pois quer nos aperfeiçoar para vivermos a plenitude da Sua vontade. Assim, Ele nos dá muitas oportunidades de revermos nossas práticas, nossos valores e nossos sentimentos. O Senhor quer nos transformar de dentro para fora. Entretanto, quando recusamos as oportunidades de mudança que podem acontecer nos confrontos, nos desafios e nas provas, retardamos os planos de Deus para as nossas vidas.
Aproveite que Deus o(a) ama e quer o melhor para você. Quando vier a oportunidade de crescer, mudar e amadurecer, não a recuse e faça a escolha de seguir a Jesus.
Forte abraço,
Tiago Valentin, pastor