A verdade é que, se alguém quiser experimentar a verdadeira salvação, essa pessoa precisa saber e entender como Deus nos salva, o que é parte vital do Evangelho.
Mas o Evangelho é muito mais do que isso. O Evangelho descreve os parâmetros pelos quais Deus se relaciona conosco e como Ele trabalha em nossa vida.
Vamos ler Colossenses 1:3–6: “Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes a todos os santos, por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do Evangelho, que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade”.
Veja como Paulo conecta o fato de o Evangelho estar frutificando com o princípio da graça de Deus em verdade, que os antigos cristãos entendiam muito bem.
Assim como o amor de Cristo, a graça de Deus tem largura, comprimento, altura e profundidade (compare com Efésios 3:17–19). Pelo Espírito Santo, podemos explorar a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do Evangelho a fim de podermos compreender a graça de Deus em verdade. O resultado dessa revelação é que o Evangelho irá começar a frutificar e a crescer de uma forma como nunca experimentamos antes.
Os Atos dos Apóstolos são o livro da missão realizada sob o protagonismo do Espírito Santo. Pentecostes continua na missão dos apóstolos. O Espírito do alto converte Pedro e a Igreja de Jerusalém da visão de um cristianismo voltado apenas para judeus numa mensagem dirigida ao amplo horizonte da humanidade e dos confins do mundo. Sob iniciativa do Espírito Santo, acontece o batismo dos primeiros gentios. Ou seja, o Espírito Santo está sempre conosco, impulsionando a missão.
E no momento atual não é diferente. Estive em Caçapava, no Projeto Missionário “Uma Semana pra Jesus”, vi com meus próprios olhos o agir poderoso do Espírito e sei que Ele fará germinar as sementes plantadas por nós.
Assim como Ele pode fazer germinar a semente do Evangelho em sua família, no seu trabalho, na sua faculdade ou escola… Onde você lançar essa semente, o poder do Espírito Santo a fará germinar.
Pr. Lucas Gomes