Estamos no comecinho do ano, uma fase de definições e decisões do que queremos para este novo período. Certamente alguns princípios deverão nos guiar nas escolhas que faremos, mas a principal questão a ser respondida é: qual é o propósito de Deus para a minha vida em 2019? Ou seja, qual é o plano de Deus para mim neste ano? Ter claro qual é o propósito de Deus para nossa vida é determinante para nossa caminhada, se é que queremos ser obedientes à Sua vontade. Se nossas vidas estão nas mãos do Senhor, é a vontade d’Ele que deve determinar nossas prioridades, diretrizes e escolhas. O livro de Eclesiastes diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Sim, Deus tem um propósito para cada um de nós em 2019.
As normas da Igreja Metodista definem como uma das atribuições do(a) pastor(a) “a tarefa de edificar, equipar e aperfeiçoar os membros da igreja local, visando à sua capacitação sob ação do Espírito Santo, para o cumprimento da Missão”; portanto, cabe ao(à) pastor(a) direcionar a caminhada da igreja para que ela cumpra a Missão de Deus. É, portanto, uma tarefa de grande responsabilidade e complexidade que só pode ser alcançada mediante a graça e inspiração do Espírito Santo.
Confesso que, apesar da seriedade da nossa função pastoral, eu me sinto muito à vontade para exercê-la. Primeiramente, por saber que, a despeito de todos os meus acertos e erros, a igreja é do Senhor, pois Ele é o nosso legítimo Pastor; em segundo lugar, creio que de fato o Espírito Santo fala ao nosso coração e revela a vontade do Pai para a igreja.
Segundo o teólogo Leonardo Boff, “espiritualidade é o cultivo daquilo que é próprio do espírito, que é sua capacidade de projetar visões unificadoras, de relacionar tudo com tudo, de ligar e re-ligar todas as coisas entre si e com a Fonte Originária de todo ser”. Ou seja, a Espírito Santo traz unidade para a igreja e, se queremos cumprir Seu propósito, precisamos ter claro qual é o nosso propósito, ou qual é a visão de Deus para a nossa igreja.
Uma igreja sem uma visão clara está suscetível a divisões, assim como as que o apóstolo Paulo teve de enfrentar na igreja de Corinto. Paulo estava no seu último ano de ministério na cidade de Éfeso quando recebeu informações de que a igreja de Corinto não estava indo muito bem. Havia muitas informações e poucas delas eram boas. O apóstolo soube que havia uma clara desagregação na igreja, que estava dividida em quatro grupos. Tais grupos se formaram em torno de personalidades, de pessoas que tinham tido uma participação no passado recente da igreja, como Apolo, Cefas (Pedro) e o próprio Paulo (1 Co 3:4). Havia até um grupo, que talvez fosse o mais perigoso deles, que era o “grupo de Cristo” – “…e eu, de Cristo” (1 Co 1:12). Eles diziam que não eram seguidores de homem algum, e sim de Cristo. Era como se dissessem: “Não queremos estar debaixo da orientação, da instrução ou da autoridade de nenhum homem, porque recebemos tudo diretamente de Cristo”.
Onde Deus quer te levar em 2019? O que Ele deseja fazer na sua vida e por meio dela neste ano? Qual é o propósito de Deus, qual é a visão do Alto para sua caminhada de fé? Não continue este ano sem saber aonde vai chegar. Deus quer te levar a lugares altos, a lugares de honra, a lugares onde o nome d’Ele possa ser glorificado por meio de você.
Qual é a visão de Deus para a Igreja Metodista em Itaberaba? No domingo que vem, vamos compartilhar com nossa igreja o que o Espírito Santo tem compartilhado conosco e sonhado para nossa comunidade, a fim de que juntos possamos realizar esse sonho do Senhor.
Do amigo e pastor,
Tiago Valentin