Este ano minha mãe está ganhando um presente muito especial: ela está comemorando 29 anos como mãe! Não entendeu? Eu explico: hoje é meu aniversário. Sim, hoje, no Dia das Mães! Meu desejo é que minha vida seja um presente especial para ela e que meu exemplo, meu testemunho de vida, tudo o que sou orgulhe minha mãe.
Como bem sabemos, o comércio costuma faturar muito nesta época. Alguns setores dizem, inclusive, que o Dia das Mães é a data do ano em que eles mais faturam. Há muito apelos e muita oferta para que todos os filhos e filhas presenteiem suas mães, mesmo que seja só com uma “lembrancinha”. As propagandas dizem que “elas merecem”.
Não queremos, de forma alguma, dizer o contrário, pois elas merecem ser presentadas e reconhecidas todos os dias. Mas o que vemos é um surto de consumismo frenético, que merece certa reflexão: temos que gastar tanto assim mesmo? Além disso, podemos perguntar: qual é o melhor presente a ser dado à mamãe? Que presente melhor expressaria nosso reconhecimento pelo esforço, atenção, carinho e dedicação de nossas mães?
Penso que a grande alegria de uma mãe é ver seu filho ou filha nos caminhos do Senhor, tendo sua vida pautada nos princípios de Cristo e servindo de exemplo para outras pessoas como um filho atencioso, carinhoso, prestativo e zeloso com sua mãe. Para todas as outras coisas, você pode usar seu cartão de crédito; mas um filho ou filha assim não tem preço!
Não há muitos relatos de Jesus interagindo com sua mãe, mas o episódio da crucificação é singular. Ali vemos uma atitude própria de uma mãe que ama e não desiste de seu filho. Penso que Maria teve uma árdua tarefa durante os 33 anos de sua vida que foram dedicados com grande empenho na educação e no zelo de seu filho. Imagino a preocupação e ansiedade de Maria sabendo o quanto Jesus era indesejado e mal visto pelas autoridades romanas e judaicas. Ela sabia que seu filho corria grande risco, mas nunca o abandonou, especialmente na hora mais difícil.
Na cruz, Jesus expressa seu carinho por Sua mãe dizendo que ela não ficaria desamparada: a partir daquele momento, João seria filho de Maria e ela a mãe do discípulo. Das sete frases ditas por Jesus na cruz, uma delas foi direcionada especificamente para sua mãe, prova de que aquele filho amava Sua mãe.
Filhos e filhas, o maior presente que podemos dar a nossas mães é ter uma vida reta, digna e íntegra, vivida para agradar ao Senhor em primeiro lugar. Não tenho dúvida de que isso alegrará nossas mães mais do que tudo. Mas nada nos impede de sermos um bom filho ou uma boa filha e ainda darmos um mimo para a mamãe. Sabemos que elas adoram um presentinho e elas merecem! Feliz Dia das Mães!
Do amigo e pastor,
Pr. Tiago Valentin