Todos nós vivemos em um mundo conturbado e cheio de desafios, situações que muitas vezes nos forçam e nos impedem de caminhar. Enfrentamos adversidades na área familiar, relacional, profissional, ou enfermidades tão difíceis que nos levam a pensar em desistir, a não querermos mais lutar.
Muitas vezes nos encontramos na mesma posição do povo hebreu que, após a fuga do Egito, viu-se encurralado entre o Mar Vermelho e o exército do faraó. Não havia saída segura: ficando parados, seriam capturados pelo exército; atravessar o mar era uma tarefa intransponível. Muitos foram tomados de um grande sentimento de decepção e fracasso, e passaram a questionar Moisés: “Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto” (Êx 14.12). Contudo, Moisés cria no livramento do Senhor e no cumprimento de sua promessa de libertação.
O Deus que caminha com o povo, Jeová Nissi, cumpriu sua promessa. Ele disse que libertaria o povo da escravidão do faraó e o fez. Hoje, nós também temos a certeza de que Deus continua caminhando conosco. O Jeová Emanuel, o Deus conosco, está entre nós e permanecerá até a consumação dos séculos. Essas foram as Palavras de Jesus a seus discípulos: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”(Mt 28.20b).
Assim como o Senhor libertou o povo e deu o escape para sua fuga, cremos que Deus continua agindo e atuando na história de Seu povo. Ainda que estejamos em uma posição na qual não vejamos solução, somos convidados a depositar nossa fé naquele que pode todas as coisas, naquele que pode abrir mares, naquele que venceu a morte. Por isso, não devemos desistir dos sonhos e projetos de Deus para nossa vida. A Palavra de Deus a Moisés foi: “Diga ao povo que marche”, ou seja, não deixem de crer, caminhem na direção correta, porque Eu vou abrir o caminho.
A nós, nos cabe continuar marchando firmes nos propósitos do Senhor. Se decisões, atitudes e escolhas precisam ser feitas ainda que as circunstâncias sejam contrárias, devemos dar passos de fé e veremos o livramento do Senhor. Jesus sempre está ao nosso lado para ouvir nosso lamento, para sentir nossa angústia, para enxugar nossas lágrimas; Ele conhece nossas lutas e limitações, e está sempre disposto a nos estender a mão, a nos levantar do pó e nos dar um novo ânimo para que aquilo que Ele tem preparado para cada um de nós se concretize. Não desista, porque o Deus que abriu o Mar Vermelho está do seu lado e pode abrir os mares que estão diante de você.
Do amigo e pastor,
Pr. Tiago Valentin