Segundo Richard Foster, autor de a Celebração da Disciplina, “a oração nos arremessa à fronteira da vida espiritual. É pesquisa original em território inexplorado. A meditação nos introduz na vida interior; o jejum é um recurso concomitante, mas a Disciplina da Oração é que nos leva à obra mais profunda e mais elevada do espírito humano. A oração verdadeira cria e transforma a vida”.
Isso quer dizer que a base, o fundamento da nossa vida cristã não existe sem a oração. Orar é mudar, primeiro a nossa própria realidade e, depois, a realidade que está à nossa volta, pois “a oração traz à existência as coisas que não existiam”. Quando oramos, lenta e graciosamente, Deus revela nossos esconderijos e nos livra deles.
Tiago 4:3 diz: “Pedi e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”. Pedir “corretamente” envolve paixões transformadas, renovação total. Portanto, o primeiro fruto da oração, além de uma aproximação da minha pessoa com a pessoa de Deus, é o de gerar mudanças em minha vida, na minha fé e em minha forma de enxergar e conduzir minha existência.
Martinho Lutero uma vez declarou: “Tenho tanto o que fazer que não posso prosseguir sem passar três horas diariamente em oração”. Em outras palavras, ele quis expressar que a oração era o suporte e o direcionamento para todas as atividades de sua vida. Jesus, anteriormente a Lutero, também conhecia essa premissa. Ele sabia que, sem uma vida de oração, não poderia prosseguir com os planos que o próprio Pai traçara para Ele (leia Mc 1:12–13 e Mc 1:35–39). Quando Jesus orava, Ele se fortalecia e conhecia da parte do Pai a Sua vontade, recebia do Pai a unção, recebia do Pai a coragem para fazer o que era necessário ser feito.
Portanto, um dos benefícios da oração é mudar a nós mesmos; o outro é o de conhecer a vontade de Deus para nossas vidas. A oração também nos aproxima da intimidade com Deus, aumentando assim a nossa fé. A oração gera cura! A cura interior e a cura do mundo. Por isso, precisamos aprender a ser ousados na oração, conhecer a força da oração. Para isso, precisamos orar mais.
Temos medo de ser ousados na oração com receio de que ela não seja respondida. À medida que nos aprofundarmos no ato de orar e em nosso tempo para isso, Deus irá direcionando a nossa oração. Oração também requer um certo tempo de silêncio. Devemos começar nossa oração reconhecendo ser Deus o Senhor de nossas vidas e prestando a Ele louvor e glória; depois, iniciamos um processo de diálogo com Deus, por meio do qual comunicamos a Ele nossos sentimentos e desejos; depois, em espírito de oração, aguardamos que o Espírito Santo se manifeste e continue a direcionar nossa comunicação com Deus.
Mas, muito mais do que uma explicação, o que precisamos é vivenciar a oração, senti-la, desejá-la e mergulhar cada vez mais profundamente nessa prática de vida.
Que Deus nos ajude a orar cada vez mais e a conhecer Seus reais planos para as nossas vidas e para a nossa igreja.
Do amigo e pastor,
Pr. Tiago Valentin
Bom dia sou nova na igreja metodista fui recebida com muito amor pela pastora Roseli e pelos irmãos deste en então Tenho recebido muitas bençãos Graças a Deus estou muito feliz por estar por estar sendo membro da Igreja Metodista sei que ainda não conheço todos doutrina Porque até então nunca tinha entrado nessa igreja já frequentei Assembleia de Deus por 30 anos foi a primeira igreja evangélica que eu entrei e me senti assim o calor da oração da pastora que é muito boa aqui em Mogi Guaçu os irmãos me acolheram com muito amor com muito carinho então tô participando da igreja dos cultos para fazer acho que um mês já e tô muito feliz mesmo Tenho recebido muitas benção graças a Deus entrei ali com a vida muito difícil no momento muito difícil problema com meu filho drogas com problemas aqui dentro de casa faltando as coisas mas graças a Deus do momento que eu coloquei o pé na igreja foi bem acolhida bem recebida com as orações com as correntes que a gente faz nós estamos em oração essa semana por 21 quarta-feira 21 dia partir de ontem graças a Deus corrente da Metodista no Brasil inteiro todas as Metodista do Brasil fora do Brasil é o que eu entendi até agora eu acho e tô muito feliz Tenho recebido bem assim meu filho um emprego eu fui na igreja era um dia de quinta-feira no dia de domingo é domingo quando foi a segunda-feira já abriu as portas da igreja meu filho ele tá trabalhando graças a Deus eu também e as coisas têm consegui fazer despesa que eu não tinha nada mas não comentei com ninguém da igreja e cama estou indo graças a Deus estou muito feliz mesmo gostaria de receber mais informações de aprender mais e ser cada dia eu vou aprender mais em nome do Senhor Jesus amém.