O lado bom e o lado ruim do individualismo

Vamos ten­tar iden­ti­fi­car aspec­tos do indi­vi­du­a­lis­mo que pode­ri­am ser clas­si­fi­ca­dos de posi­ti­vos ou nega­ti­vos. Como tudo na vida, pre­ci­sa­mos saber defi­nir o que pres­ta e o que não vale a pena. Recha­çar o ruim; e absor­ver o bom. Seguir a ins­tru­ção bíbli­ca: “Exa­mi­nai tudo; reten­de o bem” (1 Ts 5:21).

De ruim, no indi­vi­du­a­lis­mo, pode­mos des­ta­car os seguin­tes aspectos:

1º.) A extre­ma valo­ri­za­ção dos inte­res­ses pes­so­ais sobre os cole­ti­vos. Isto se tor­na alta­men­te pre­ju­di­ci­al, à medi­da que pro­mo­ve um sen­ti­men­to egoís­ta, vol­ta­do para a rea­li­za­ção pes­so­al e o esque­ci­men­to da coletividade.

2º.) O indi­ví­duo gra­vi­tan­do em tor­no de si mes­mo. Como decor­rên­cia, vamos encon­trar um indi­ví­duo foca­do no seu pró­prio umbi­go, aten­to ao que lhe inte­res­sa, des­pre­o­cu­pa­do com o seme­lhan­te, mais inte­res­sa­do no que lhe agra­da, a des­pei­to da reco­men­da­ção pau­li­na – “(…) não bus­ca o seu pró­prio inte­res­se” –, numa antí­te­se do amor (1 Co 13:5). Esta con­cep­ção do indi­ví­duo cen­tra­do em si mes­mo pre­ju­di­ca a visão cris­tã de famí­lia, de corpo.

3º.) A obce­ca­da luta para alcan­çar resul­ta­dos a qual­quer cus­to. Um esfor­ço sobre-huma­no para obten­ção de resul­ta­dos satis­fa­tó­ri­os na vida pode levar a desas­tres imi­nen­tes. Que­rer rom­per com os obs­tá­cu­los sem domes­ti­cá-los pode não ser o melhor cami­nho. É pre­ci­so ter-se equi­lí­brio, e o indi­vi­du­a­lis­mo, por pri­vi­le­gi­ar a valo­ri­za­ção do indi­vi­du­al em detri­men­to do cole­ti­vo, põe a per­der, mui­tas vezes, os aspec­tos mais caros da vida em soci­e­da­de, como o com­pa­nhei­ris­mo, a soli­da­ri­e­da­de, a par­ti­ci­pa­ção, o envol­vi­men­to e a comunhão.

De bom, no indi­vi­du­a­lis­mo, pode­mos des­ta­car os seguin­tes aspectos:

1º.) A for­ça inte­ri­or que impul­si­o­na o indi­ví­duo para a vitó­ria. Des­se aspec­to do indi­vi­du­a­lis­mo não se pode recla­mar, essa qua­li­da­de de inje­tar na pes­soa um âni­mo redo­bra­do para se tor­nar uma ven­ce­do­ra. À medi­da que o indi­ví­duo tem nes­sa dou­tri­na seu valor mais ele­va­do, ele pas­sa a envi­dar todos os esfor­ços neces­sá­ri­os para, supe­ran­do-se, alcan­çar seus objetivos.

2º.) Uma visão mais huma­na da vida. Não se pode negar que o indi­vi­du­a­lis­mo está mui­to liga­do ao huma­nis­mo. A con­cep­ção do huma­nis­mo tam­bém é de valo­ri­za­ção do ser huma­no, embo­ra sem tan­ta car­ga no indi­vi­du­a­lis­mo. Ela pode des­cam­bar num ateís­mo, se não pro­ver para si uma base cris­tã de valo­ri­za­ção do ser huma­no a par­tir da sua exis­tên­cia em Deus. À medi­da que res­sal­ta a impor­tân­cia do ser huma­no, o indi­vi­du­a­lis­mo con­tri­bui para esse aspec­to huma­ni­za­dor da vida, tão des­gas­ta­do na soci­e­da­de tec­no­crá­ti­ca em que vivemos.

3º.) O reco­nhe­ci­men­to da res­pon­sa­bi­li­da­de do indi­ví­duo. O indi­vi­du­a­lis­mo faz o cami­nho opos­to ao dos movi­men­tos con­tra­di­tó­ri­os de mas­sa. Se estes escon­dem o ser na mul­ti­dão e jogam a cul­pa na soci­e­da­de pelos seus fra­cas­sos, aque­le res­pon­sa­bi­li­za o indi­ví­duo pelos seus insucessos.

Os cris­tãos acre­di­tam na pos­si­bi­li­da­de de res­tau­ra­ção do mais cru­el indi­ví­duo. Não fora assim, de há mui­to teria sido melhor inter­rom­per a pre­ga­ção do Evan­ge­lho. A Bíblia afir­ma cla­ra­men­te que “cada um de nós dará con­ta de si mes­mo a Deus” (Rm 14:12; Mt 12:36; 1 Pe 4:5). E o indi­vi­du­a­lis­mo, ao enfa­ti­zar a impor­tân­cia do indi­ví­duo, aca­ba cor­ro­bo­ran­do essa ideia, que pre­ci­sa estar mais real­ça­da para a huma­ni­da­de contemporânea.

Que Deus aben­çoe a nos­sa igre­ja e que cada irmão este­ja côns­cio de suas res­pon­sa­bi­li­da­des dian­te da huma­ni­da­de e, aci­ma de tudo, dian­te de Deus.

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Pr. Tia­go Valentin

(Adap­ta­ção de tex­to do pas­tor pres­bi­te­ri­a­no Josué Ebe­né­zer de Sou­sa Soares)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.