Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhes deram presentes: ouro, incenso e mirra (Mateus 2:11).
Dentre as festas do calendário cristão, o Natal talvez seja a mais marcante no que diz respeito a nos sentirmos mais solidários. É nessa época que refletimos a respeito da nossa vida e sobre como andam nossos relacionamentos. Somos impelidos a uma introspecção, a reavaliarmos nossos sentimentos e ações, enfim, temos a oportunidade de agir de modo diferente.
Quando pensamos no Natal, as imagens dos pinheirinhos enfeitados, das luzes dos pisca-piscas que nos encantam com suas cores, dos saborosos aromas da ceia que nos dão água na boca, da troca de presentes e muito mais evocam boas lembranças e sentimentos. Mas não podemos esquecer também que é tempo de nos lembrarmos do Deus encarnado, que é a razão dessa festa tão bela.
A visita dos magos, no texto de Mateus, nos diz que eles foram guiados até o local onde nascera o Menino e, ao chegarem, prostraram-se e O adoraram. Naquele cenário, a estrela teve um importante papel: revelar onde estava o Rei.
Se quisermos ter um Natal diferente e fazer a diferença, não podemos ignorar esse importante fato. Que a estrela do Natal brilhe mais uma vez sobre cada um de nós, sobre nossas famílias e sobre nossas casas, indicando que o Rei habita em nós! Ele está em nosso meio, o Emanuel – Deus Conosco!
É tempo de atrair vidas e mais vidas ao encontro do Menino-Rei. É tempo de celebrarmos o Natal oferecendo o nosso mais precioso tesouro, que é uma vida de adoração, servindo a Deus e ao próximo. É tempo de exalar o aroma do amor, de levantar o caído, de fortalecer o cansado e de estender a mão ao necessitado. Que tudo isso não seja uma utopia, mas uma realidade vivida a cada dia e a cada momento. Afinal, Jesus nasceu em nós!
Assim como Jesus foi colocado numa manjedoura, lugar de alimento, para ser o Pão da Vida e saciar nossa sede e fome de justiça, que possamos desfrutar de tão grande privilégio – o de sermos saciados por Cristo –, vivendo uma nova vida a cada dia e renovando mente e espírito para glória do Nosso Senhor!
Esse tempo de vida nova está bem presente em Santana de Parnaíba, no anseio de uma nova etapa da caminhada, repleta de desafios, expectativas e certezas. De igual modo, nós, pastores, depois de uma rica experiência e de uma abençoada caminhada, vamos nos envolver num novo tempo. Certamente, será um tempo marcado por tantas lembranças que já nos remetem ao acolhimento, à comunhão, à parceria, ao compromisso e aos sabores que vivenciamos junto às amadas igrejas de Santana de Parnaíba e de Itaberaba.
As palavras em si não serão suficientes para expressar o quão valiosa foi essa experiência para nós. O nosso coração se enche de gratidão e de alegria pelos desafios, expectativas e certezas que experimentamos. E a nossa oração e desejo são para que as bênçãos, os presentes e as realizações celestiais alcancem os nossos amados, fazendo resplandecer todos os dias em suas vidas a brilhante estrela – Jesus!
Levaremos conosco as lembranças, os sorrisos e, verdadeiramente, muitas saudades!
Feliz Natal!
Pastores Edmilson e Michelly