Maior de idade

Rei Davi”, por Maxwell Dickson

A expres­são “mai­or de ida­de”, ou “de mai­or” (esta segun­da mais colo­qui­al, mas igual­men­te cor­re­ta), refe­re-se às pes­so­as que alcan­ça­ram a mai­o­ri­da­de legal, ou seja, que com­ple­ta­ram 18 anos de ida­de. A ori­gem da expres­são vem do âmbi­to jurí­di­co, que diz que uma pes­soa é “de menor ida­de legal” ou “de mai­or ida­de legal”. Nes­se sen­ti­do, quem é “mai­or” está habi­li­ta­do a rea­li­zar uma série de coi­sas, mas juri­di­ca­men­te tam­bém pas­sa a res­pon­der ple­na­men­te por seus atos.

É mui­to comum entre os ado­les­cen­tes a expec­ta­ti­va para com­ple­tar 18 anos e assim con­se­guir, por exem­plo, a tão sonha­da Car­tei­ra Naci­o­nal de Habi­li­ta­ção para, lite­ral­men­te, habi­li­tar-se a diri­gir. Por outro lado, tam­bém conhe­ce­mos a sór­di­da pre­fe­rên­cia dos cri­mi­no­sos por ali­ci­ar meno­res de ida­de para a vida do cri­me, pois estes, se forem apa­nha­dos pela polí­cia, têm uma pena­li­da­de mui­to mais bran­da em com­pa­ra­ção com alguém que já é maior.

Do pon­to de vis­ta espi­ri­tu­al, ser mai­or ou menor tam­bém deter­mi­na algu­mas coi­sas. É cla­ro que não exis­te uma ida­de que defi­na nos­sa mai­o­ri­da­de espi­ri­tu­al, à qual cha­ma­mos de “matu­ri­da­de”. Esta sim defi­ne mui­tas coi­sas na nos­sa cami­nha­da de fé. Na Bíblia, encon­tram-se inú­me­ras pas­sa­gens que ilus­tram o quan­to a matu­ri­da­de foi deter­mi­nan­te para a ação de Deus na vida das pessoas.

O pri­mei­ro exem­plo que me ocor­re é o de Davi. Até ele se tor­nar rei, mui­ta coi­sa acon­te­ceu, e a prin­ci­pal delas foi o seu ama­du­re­ci­men­to. Do dia em que Samu­el o con­sa­grou para ser rei até que ele se assen­tas­se no tro­no, Davi pre­ci­sou pas­sar por um lon­go e mui­tas vezes dolo­ro­so perío­do de ama­du­re­ci­men­to para ter con­di­ções de rei­nar sobre Israel.

Algo mui­to pare­ci­do acor­reu com Sau­lo. Até ele se tor­nar Pau­lo, um inten­so e pro­fun­do ama­du­re­ci­men­to pre­ci­sou ocor­rer naque­le homem já em ida­de adul­ta. Pre­ci­sou cair de seu cava­lo na estra­da de Damas­co, ficar cego, ser cura­do, pas­sar por per­se­gui­ções, refu­gi­ar-se em sua cida­de natal e ser dis­ci­pu­la­do por Bar­na­bé. Pau­lo pre­ci­sou pas­sar por todas essas expe­ri­ên­ci­as para ama­du­re­cer e ser for­ja­do por Deus a fim de tor­nar-se o mai­or mis­si­o­ná­rio da his­tó­ria cristã.

O pró­prio Pau­lo escre­veu à igre­ja em Éfe­so que a von­ta­de do Pai é que todos tenham a medi­da da esta­tu­ra com­ple­ta de Cris­to – na ver­são da Bíblia na Lin­gua­gem Con­tem­po­râ­nea, “adul­tos ple­na­men­te madu­ros, ple­na­men­te desen­vol­vi­dos, ple­na­men­te chei­os de vida, como Cris­to” (Ef 4:13). Deus, o Pai, dese­ja que todos os Seus filhos e filhas ama­du­re­çam para que seja pos­sí­vel reco­nhe­cer e expe­ri­men­tar a Sua gló­ria mani­fes­ta neles e nelas. Pau­lo segue dizen­do: “Che­ga de ser cri­an­ça. Não dá para tole­rar gen­te ingê­nua, bebe­zi­nhos que são alvos fáceis de impos­to­res. Deus quer que cres­ça­mos, conhe­ça­mos toda a ver­da­de e a pro­cla­me­mos em amor” (Ef 4:14–15 – BLC).

Nos­so nível de matu­ri­da­de inter­fe­re na inten­si­da­de da mani­fes­ta­ção do amor de Deus em nos­sas vidas, ou seja, quan­to mais madu­ros esti­ver­mos, mais Deus agi­rá por meio de nós. Pode­mos supor que, quan­do aque­le senhor da pará­bo­la con­ta­da por Jesus dis­tri­buiu os talen­tos para seus ser­vos de acor­do com suas capa­ci­da­des, ele tam­bém esta­va con­si­de­ran­do e falan­do a res­pei­to da matu­ri­da­de daque­les ser­vos. Defi­ni­ti­va­men­te, Deus quer que cres­ça­mos, que ama­du­re­ça­mos para estar­mos habi­li­ta­dos a tes­te­mu­nhar cada vez mais inten­sa­men­te Sua gra­ça e Seu amor.

Do ami­go e pastor,

Pr Tiago Valentim

Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.